Casa com Influência Modernista Brasileira

Home  /  Projetos  / Casa com Influência Modernista Brasileira
07 2025

Casa com Influência Modernista Brasileira

02 jul, 2025 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Carolina Mossin/ Divulgação
Escritório: Wallace Oliveira
Área: 352m²
Local: Ribeirão Preto, SP.
Paisagista: Quintal Jardins

Localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, esta casa de três andares é o reflexo de um projeto assinado pelo Wallace Oliveira que alia estratégia arquitetônica e soluções criativas para vencer as limitações do terreno. Implantada em um condomínio fechado, a residência foi pensada desde o início para atender às necessidades do morador, um empresário de 40 anos, e seu companheiro.

Com cerca de 3 pisos – sendo o inferior semienterrado com função de garagem – a casa foi totalmente construída do zero em um terreno em aclive, exigindo um olhar técnico e cuidadoso por parte do escritório responsável, que também assumiu a execução da obra e a decoração de todos os ambientes.

O projeto, finalizado em 2025, é o quarto que o cliente encomenda ao mesmo escritório. Antes disso, o arquiteto já havia assinado a antiga casa e dois estabelecimentos comerciais. A confiança se manteve firme ao longo dos anos, resultando agora em um lar com personalidade marcante.

O pedido era claro: criar uma casa moderna, acolhedora e ampla, com áreas sociais integradas e quartos com atmosfera calma e relaxante. No entanto, o formato do terreno – mais quadrado do que o ideal – e as dimensões limitadas exigiram soluções inteligentes. A decisão de rebaixar parcialmente a garagem e abrir o térreo para um pátio central fez toda a diferença, tornando possível atender às expectativas do morador.

Outro destaque do projeto é a inspiração na arquitetura modernista brasileira, as formas geométricas retas foram equilibradas com elementos que trazem leveza à composição, como os pilares redondos em concreto aparente e a escada helicoidal que conecta os andares principais.

Clique aqui e veja mais uma inspiração de arquitetura modernista.

Na fachada, a volumetria se destaca. Dois blocos sobrepostos, dispostos de forma perpendicular, marcam os andares da casa: o térreo fechado com elementos vazados e o superior com textura rústica em tom ocre. O muro lateral oposto à garagem ganhou revestimento de pedra natural em tom amarelo, que também aparece em algumas paredes internas, reforçando a ideia de continuidade e aconchego.

Profissional:

2025-07-02T15:47:44-03:0002, julho|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo