Brisa Do Mar E Vista Para A Mata
26 maio, 2015 |
A praia de Itamambuca é um dos destinos mais disputados do litoral paulista. Localizada no município de Ubatuba, no meio de uma reserva ecológica, a extensa faixa de areia é cercada por mata atlântica nativa. Com uma paisagem tão exuberante ao redor, é impossível conceber uma construção que não tirasse proveito de toda essa beleza natural. Assim, quando foram convidados a projetar ali uma casa de veraneio a poucos metros do mar, os arquitetos Vinicius Andrade e Marcelo Morettin decidiram erguer uma enorme cobertura para proteger o interior do sol forte e da chuva, mas sem comprometer a ventilação cruzada e a vista para a floresta.
Imponente, a cobertura foi instalada a seis metros do piso, e possui formato retangular de dezoito por oito metros. A estrutura é de madeira com juntas de aço galvanizado e os fechamentos são feitos por telhas de aço com enchimento de EPS, ou isopor, o que garante maior resistência e leveza ao conjunto. Para as duas fachadas maiores da residência, os arquitetos propuseram uma solução que funciona como uma espécie de membrana externa, inibindo os insetos sem bloquear a brisa do mar. As paredes foram criadas com requadros de aço pivotantes ou deslizantes, fechados por telas de fibra de vidro e PVC, integrando ainda mais as áreas interna e externa.
Para que a fundação da casa não fosse afetada pelo clima quente e úmido, toda a estrutura foi elevada 75 cm em relação ao solo, sendo apoiada sobre pilotis de concreto moldados no local. O restante dos componentes da edificação são pré-fabricados, agilizando o processo de montagem e diminuindo a geração de resíduos.
Fotos: Nelson Kon
null
Deixar um comentário