Apê elegante, atemporal e com vista de tirar o fôlego
23 jan, 2026 | Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação
Escritório: Cristina Côrtes Arquitetura
Área: 640m²
Localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Assinado pela arquiteta Cristina Côrtes, este apartamento de 640m² na Barra da Tijuca , Rio de Janeiro, passou por uma renovação completa para acolher um casal com três filhos em uma nova fase da vida. Totalmente linear, com cinco suítes, sendo quatro delas com closet e uma adaptada como escritório, o imóvel se abre para uma vista indevassável que percorre o mar, o campo de golfe Olímpico, a reserva e a lagoa de Marapendi.
Antes da mudança, a família vivia em uma casa de três andares, com piscina e ampla área de lazer. Com os filhos já crescidos e uma rotina que já não demandava tantos espaços, a percepção foi clara: a casa havia se tornado maior do que o necessário. A decisão de migrar para um apartamento trouxe mais segurança e praticidade, sem abrir mão da sensação de amplitude que sempre valorizou o modo de viver da família.
Entre os principais desejos do casal estavam a renovação integral dos ambientes, a criação de uma adega generosa e a valorização da paisagem ao redor. A solução passou por uma planta mais fluida, com a integração da varanda à sala e uma decoração pensada para dialogar com o entorno, sem competir com ele. O antigo closet de um dos quartos foi incorporado ao espaço da filha, ampliando-o, enquanto outro dormitório deu lugar a um escritório funcional.
“O projeto foi muito prazeroso de desenvolver. Os clientes foram extremamente participativos e não mediram esforços para que tudo fosse executado exatamente conforme nosso planejamento.”
A área social foi cuidadosamente setorizada em estar, jantar e TV, além de lounge, espaço gourmet e uma imponente adega climatizada walk-in, revestida internamente em freijó e quartzito Sensa Macalan. Esse ambiente se tornou um dos pontos altos do projeto, funcionando como elo entre arquitetura, design e convivência, sempre com a vista como pano de fundo.
O conceito do projeto aposta na elegância atemporal, combinando materiais nobres como os quartzitos Sensa Macalan e Sensa Matira e o Dekton REM, todos da Cosentino, a uma paleta neutra que valoriza a grande obra do artista Solferini, encomendada durante o desenvolvimento do projeto. Os móveis da sala, todos novos, foram selecionados na Artefacto, incluindo peças assinadas por Patrícia Anastassiadis. Persianas, telas solares, rolôs blackout e toldo blackout são da Amorim, enquanto o piso em mármore travertino Navona, preservado do projeto original, percorre quase todo o apartamento, com exceção dos banheiros.
As marcenarias da área social, desenhadas por Cristina Côrtes, foram executadas pela Florense em MDF laminado melamínico amadeirado Tortona, em tonalidade caramelo escurecido, combinado à laca cinza claro. Os acabamentos alternam entre microtextura e higloss, criando sutis variações visuais, enquanto o interior da adega recebeu folha natural de freijó, reforçando o caráter acolhedor do espaço. Na área íntima, o hall da suíte do casal ganhou uma penteadeira acompanhada da cadeira Beg, de Sérgio Rodrigues, e do mancebo Brise, da Lattoog, quebrando a linearidade do longo corredor que conduz aos dormitórios e banheiros. O banheiro master, por sua vez, se destaca pelo revestimento integral em mármore dolomítico Monte Cristo.
“Hoje, eles estão muito felizes com a escolha de trocar a casa pelo apartamento, pois, além de se sentirem mais seguros, desfrutam de um lar mais acolhedor.”








Deixar um comentário