Apartamento de colecionador com biblioteca e ambientes integrados
11 ago, 2025 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Joana França / Divulgação
Escritório: Bloco Arquitetos
Área: 245m²
Local: Brasília, DF
Original de 1961 e reformado com maestria pelo Bloco Arquitetos, este apartamento de 245m² conta com ambientes integrados, muitas obras de arte colecionadas ao longo dos anos e uma biblioteca de tirar o fôlego que rouba a cena na sala de estar.
Localizado na “quadra modelo” de Brasília, a arquitetura contava com uma compartimentação entre áreas sociais que foi cuidadosamente repensada pelos arquitetos. Sua configuração tradicional deu lugar à integração da área social com a cozinha, ampliando a circulação e estimulando a convivência com direito à abundante iluminação natural.
“A cozinha foi reposicionada junto à fachada posterior, com cobogós, e passou a se integrar à área social ampliada. Essa nova configuração criou uma ligação direta entre as fachadas frontal e posterior do apartamento, proporcionando ventilação cruzada e entrada de luz natural em todos os ambientes sociais.”
Já a biblioteca, grande destaque da casa, tomou o lugar do primeiro quarto do imóvel. Ela abriga grande parte dos objetos da coleção dos moradores em uma estante de madeira feita sob medida e que se encaixa perfeitamente entre as vigas expostas do apartamento, que criam um recorte charmoso entre ambientes.
“Um dos maiores desafios do projeto foi acomodar a vasta coleção de arte dos moradores. Para isso, estantes, painéis e os próprios elementos estruturais aparentes foram cuidadosamente planejados para servir de suporte às obras, que tiveram seus locais de instalação definidos previamente.”
Com a intervenção respeitosa dos arquitetos no projeto original, o piso foi restaurado por meio de um processo cuidadoso de retirada, retificação e reinstalação durante as fases finais da obra.
O resultado é um espaço que conecta diferentes épocas por meio da arte – do modernismo à contemporaneidade – refletindo, assim como Brasília, uma síntese harmoniosa entre história e atualidade.
Deixar um comentário