Apartamento com iluminação natural
06 out, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Fran Parente/ Divulgação
Escritório: F.Studio Arquitetura e Design
Área: 110 m²
Local: Santa Cecília, São Paulo (SP)
Ano: 2019
O mix de texturas em um ambiente majoritariamente branco é o que torna este projeto do escritório F.Studio tão especial. As cores claras em ambientes integrados com boa iluminação natural enriquecem o visual e o tornam mais acolhedor. O uso pontual de plantas, já que os clientes não tinham afinidade com os cultivos, adornam a decoração e acentuam o aspecto jovial, conectado com o desejo por qualidade de vida na grande São Paulo.
Segundo o escritório F.Studio, o cliente pediu de forma bem específica que o projeto fosse “tudo branco, bem clarinho”. “O apartamento já possuía uma boa iluminação natural, então resolvemos explorar texturas do branco, desde o painel ripado – que se estende da porta de entrada até o armário de apoio da sala de jantar – ao granilite dos banheiros”, explicam. Em contraposição a essas texturas estão as madeiras dos móveis e do piso em taco restaurado.
O antigo proprietário do apartamento era cadeirante, então a disposição dos cômodos estava adequada para as necessidades do morador. O banheiro principal, segundo os arquitetos do F.Studio, era grande demais e, ao lado, tinha um lavabo com apenas 80cm de largura. “Após a análise, constatamos que seria possível criar o banheiro social que atendesse a dois quartos, um banheiro para a suíte e um pequeno lavabo de apoio à área social”, afirmam.
Com isso, os arquitetos removeram as dependências de serviço, pois não seriam necessárias a um casal jovem sem filhos. E a cozinha, que antes era escura e pequena, foi integrada à sala com uma pequena ilha. A peça, além de possibilitar a instalação do cooktop e forno, atende como uma bancada para refeições do casal no dia a dia.
Um dos destaques do projeto é o painel ripado que, assim como outras peças da mobília, foi desenhado pelos próprios arquitetos, com execução da Art Fran Marcenaria. O mesmo foi feito com o armário branco da cozinha e com a ilha central com forno e cooktop. Já a estante Dots da sala de estar é uma criação para a linha de móveis do F.Studio. As cadeiras em jacarandá e palhinha da mesa de jantar foram garimpadas e restauradas por Eric Ennser.
O lavabo conta com uma cuba Deca instalada numa estrutura Dots, também assinada pelo escritório. O banheiro social e o banheiro da suíte são revestidos com granilite. Os revestimentos brancos acentuam a iluminação natural dos ambientes e os torna mais amplos e elegantes.
O projeto conta ainda com banquetas Cremme e tapete Kilim da By Kamy. E para complementar, as obras trazem um tom lúdico para os espaços, como o “Fascínio das grandes elevações”, de Patricia Stagi, na cozinha, e o “Jardim Atlântico”, de Yã Guaracy, na sala de jantar. A composição de elementos mistos, com muita iluminação natural e pontos de cor em uma base branca, são peças chave para tornar a vida mais agradável nesse apartamento.






















Deixar um comentário