Apartamento com cozinha afetiva e modernismo tropical em Copacabana

Home  /  Projetos  / Apartamento com cozinha afetiva e modernismo tropical em Copacabana
07 2025

Apartamento com cozinha afetiva e modernismo tropical em Copacabana

31 jul, 2025 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: @flaviahengstler.photo / Divulgação
Escritório: Raphael Assaf Arquitetura
Local: Copacabana, Rio de Janeiro

No coração de Copacabana, no Rio de Janeiro, a jovem chef e designer Antônia Nassif, de 26 anos, realizou o sonho do primeiro apartamento próprio. Presente dos pais, o imóvel de 100 m² passou por uma reforma completa assinada pelo arquiteto Raphael Assaf para abrigar Antônia, seu amigo Fred Essinger e a gata Misha. O projeto transformou o apartamento em um lar funcional, acolhedor, cheio de personalidade, com cozinha afetiva e modernismo tropical

Desde o início, a cozinha foi pensada como o coração da casa. Apaixonada por gastronomia e por receber amigos, Antônia desejava um espaço funcional e integrado à sala. Raphael Assaf atendeu ao pedido com um layout inteligente e soluções criativas. O arquiteto alterou o acesso original da cozinha, reposicionou pontos de gás e água, ampliou bancadas e armários e criou uma “janela” de integração com a sala, emoldurada por madeira, que valoriza a luz natural e o contato entre os ambientes.

A base conceitual do projeto foi o modernismo tropical, com inspiração no slow living e na estética afetiva da casa brasileira. O resultado é uma decoração com mobiliário contemporâneo, toques artesanais e objetos pessoais da moradora, criando um espaço que é funcional e acolhedor. Destaques como o banco Cloud, de Humberto da Mata, e a poltrona Helga, do Estudiobola, compõem a sala ao lado de peças acessíveis e bem escolhidas, como a mesa redonda de jantar, ideal para receber.

A paleta de cores também foi pensada para provocar sensações. Com base clara e materiais como concreto aparente e tijolinhos brancos, o projeto valoriza a luz natural e dá a sensação de amplitude aos ambientes. Detalhes coloridos em livros, objetos e quadros revelam a identidade da moradora. Na cozinha, a mistura de verde oliva, rosa claro e terracota, combinada a madeira natural e pilares expostos, cria um efeito retrô e acolhedor. Cada cômodo recebeu uma cor destaque da paleta da Suvinil, e o piso original em taco de peroba do campo foi restaurado.

Um dos desafios do projeto foi lidar com as paredes curvas e inclinadas do edifício, localizado em uma esquina. A solução veio por meio de marcenaria sob medida, que garantiu funcionalidade e harmonia visual. Ao longo dos 11 meses entre projeto, aprovação e execução, Raphael e equipe trabalharam cada detalhe para que a casa refletisse o momento de vida e os desejos da nova moradora.

O banheiro social recebeu a cor Lichia, enquanto o quarto de Antônia foi pintado de Malemolência, reforçando o aspecto sensorial e personalizado da decoração. O quarto de Fred também foi contemplado no projeto, assim como a área de serviço e os elementos que tornam o cotidiano mais fluido.

] ] ] ] ] ]

] ]

Profissional:

2025-07-30T16:55:54-03:0031, julho|Tags: , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo