A Primeira Reforma Do Sessentão
10 fev, 2014 |
Imagine um imóvel construído na década de 1950 que nunca havia sido repaginado. O casal de proprietários adquiriu este apê dos pais de um deles e se propôs a recuperá-lo. Eles queriam ambientes mais amplos, integrados e com liberdade de circulação. Ao convidarem o arquiteto Maurício Arruda para o projeto, logo aceitaram a sugestão do profissional de transformar o apartamento de 200 m² em um loft.
A obra se apresentou quase como um trabalho arqueológico, pois Maurício explorou os materiais antigos para descobrir como era a estrutura original, deixando aparentes concreto, madeira e pedra. A maior surpresa foi encontrar o piso existente de ipê, que foi restaurado e agora contrasta com o cinza do concreto aparente. Os encanamentos e as instalações elétricas também foram refeitos, além da substituição de portas e esquadrias. Uma decoração feita para durar mais 60 anos.
Outro pedido dos moradores foi a praticidade de modificar a posição dos móveis quando desejassem. Assim, a área aberta contém o living, uma mesa de bilhar que se transforma em mesa de jantar, o home theater, uma biblioteca e a cozinha. A liberdade de mudança do mobiliário pode ser notada também no quarto do casal, onde é possível posicionar a cama em locais diferentes, com tomadas e interruptores sempre ao alcance. O home theater também desfruta das mesmas possibilidades de movimento.
Fotos por Victor Affaro
null
Deixar um comentário