À Beira Da Represa
26 maio, 2015 |
A duzentos e cinquenta quilômetros de São Paulo, à beira da represa de Avaré, essa residência recebe o entorno de braços abertos, ou melhor, de portas abertas. Cercada por uma vasta paisagem de vegetação escassa e rasteira, a construção pedia discrição. A solução proposta pelos arquitetos Vinicius Hernandes de Andrade e Marcelo H. Morettin e sua equipe, autores do projeto, foi a criação de um longo pavilhão térreo com fechamentos de vidro nas laterais, formando uma linha horizontal que corta o terreno descampado.
Sob uma grande cobertura metálica, a varanda com vista para as águas funciona como ponto de entrada e também ponto de encontro, onde os moradores e amigos podem passar horas descansando e curtindo o clima ameno do lugar. Alternados, espaços abertos e fechados trazem dinamismo, ora escondendo, ora revelando os segredos dessa casa. Enquanto a área íntima dos quartos e banheiros fica reservada dos olhares curiosos, o living integrado está sempre à mostra, bem ventilado e iluminado.
De ponta a ponta do pavilhão, duas calhas de concreto funcionam como apoio para as coberturas, além de captar água pluvial e proporcionar proteção do sol. Feitos de madeira, os móveis evocam um clima campestre e aconchegante, onde simplicidade é a palavra-chave.
Fotos: Nelson Kon
null
Deixar um comentário