Eu não tenho nenhum problema em dividir sobremesa em restaurantes, afinal, geralmente minhas prediletas não fazem muito o gosto do resto da mesa, então sobra quase tudo para mim rssss Mas… quando tem pavlova no cardápio tudo muda de figura. Esta é a minha sobremesa predileta, sempre foi! Mas também é a de muita gente.

 

Leve e aerado, esse pavlova com calda de morangos e vinagre balsâmico é a sobremesa perfeita para o final de semana. Com jeitinho gourmet, mas super fácil de fazer, esse doce gracioso vai deixar a sua mesa ainda mais linda, além de surpreender qualquer convidado.

 

Sei que você deve ter achado a mistura de frutas e vinagre balsâmico um pouco estranha… Mas não torça o nariz sem antes experimentar o resultado! Surpreendentemente, está é uma clássica combinação de sabores que se complementam divinamente. O toque do vinagre realça o sabor dos morangos, deixando-os ainda mais saborosos e irresistíveis. Ficou babando? Então chegou a hora de colocar a mão na massa!

 


 

INGREDIENTES

Para fazer o merengue:

    t

  • Clara de 4 ovos
  • t

  • 1 xícara de açúcar cristal

    
Para a calda:

    t

  • 3 xícaras de morangos picados
  • t

  • 3/4 de xícada de açúcar cristal
  • t

  • 2 colheres de sopa de vinagre balsamico

    
Chantilly:

    t

  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • t

  • 1 colher de chá de extrato de baunília ou sementes frescas do favo

 

Para decorar:

    t

  • um punhado de manjericão fresco

 

PREPARO

Para fazer o merengue, pré-aqueça o forno em temperatura baixa. Bata as claras e vá adicionando o açúcar aos poucos e bem devagar. Continue batando até que fiquem em ponto firme. Forre uma assadeira com papel manteiga e disdribua o merengue em pequenas discos e faça um pequeno nicho no centro de cada um.  Leve ao forno por uma hora. Depois desse tempo, desligue e deixe a porta do forno entreaberta (com a ajuda de uma colher de pau) até que a massa esfrie completamente.

 

A calda é super simples de fazer.  Coloque 1 1/2 xícara dos morangos em uma panela grande e rasa. Junte o açúcar e o balsâmico e deixe ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que a calda fique com a consistência de xarope. Deixe esfriar e acrescente o restante dos morangos. Faça o chantilly e reserve.

 

Agora é só montar os Pavlovas!

 

Cubra cada um dos discos de merengue com o chantilly e a calda de morango. Finalize com algumas folhinhas de manjericão e pronto!

 

 

Ainda estou com algumas dicas de NY aqui no computador que valem a pena serem compartilhadas, uma deles é um restaurante. No últido dia de férias eu e o Celio jantamos em um novo endereço em Nolita e que esta na modinha agora chamado The Musket Room. O clima do restaurante, com cardápio inspirado na Nova Zelândia, é bem gostoso, a comida deliciosa e as apresentações dos pratos são inacreditáveis! Dêem só uma olhada na apresentação do pavlova deles para entender um pouquinho o espírito da coisa. 

 

 

Se estiver indo para lá anote o endereço: 265 Elizabeth Street. Tel. 212.219.0762

Baking a Moment