Em Tracunhaém ou barro vira santo ou vira panela”. A frase emblemática foi imortalizada por Manoel Borges da Silva, mais conhecido como Mestre Nuca, um dos mais importantes artistas populares de Pernambuco, que faleceu no ano passado. Tracunhaém, uma pequena cidade localizada na Zona da Mata, à cerca de 72 Km de Recife, é o berço do artesanato feito em barro e abrigou muitos mestres ceramistas, além do próprio Nuca: Maria Amélia da Silva e Zezinho de Tracunhaém são alguns dos representantes dessa tradição tão enraizada na cultura pernambucana.   

 

Para se ter uma noção da importância do artesanato em Tracunhaém, ele é uma das maiores fontes de renda para muitos habitantes da região – junto do cultivo da cana-de-açúcar – e o ofício é ensinado desde cedo nas escolas. A arte do manuseio do barro passeia pelas gerações desde do período colonial, quando o material era transformado nas cerâmicas utilitárias, como as panelas da frase de Nuca. No entanto, os ventos começaram a mudar a partir da década de 1940. É nesse momento que a arte figurativa ganha seu lugar ao sol e os artesãos passam a criar esculturas decorativas. Imagens religiosas, bonecos, figuras humanas e bichos são alguns dos assuntos retratados por eles, cada qual com sua própria identidade.

 

Decoração de: Decoração de: Decoração de: Decoração de:

 

Mestre Nuca de Tracunhaém, por exemplo, ficou conhecido pelos leões com jubas encaracoladas – sua marca registrada. Ele criou o primeiro em 1968 e os cachos foram ideia de sua mulher, Maria, que sugeriu que ele replicasse no bicho os cabelos que fazia nas bonecas. E olha só… Mestre Nuca, ao lado do poeta popular Louro do Pajeú, é o grande homenageado da Fenearte 2015, uma feira bacanérrima e imensa no Recife que reúne cerca de 800 expositores, entre artistas populares e mestres artesãos. Para você que se interessou pelo assunto, é bom ficar de olho aqui no blog, hein! O Casa de Valentina já aterrizou na cidade e vai explora – e garimpar – todas as riquezas culturais que serão apresentadas na Fenearte. IMPERDÍVEL!!!

 

Decoração de: Decoração de: Decoração de: Decoração de: Decoração de:

Galeria Estação | Cultura.pe | Arte Popular do Brasil | Lucy Passos | Claudio Zeiger | Arte do Brasil | Zezinho de Tracunhaém | Obvious | Google