Ter um pet em casa é tão bom, né?! Quem aqui não consegue imaginar a vida sem esses companheiros de todas as horas? Cães, gatos, peixes, papagaios, coelhos… Grandes, pequenos, peludos, engraçados, atrapalhados, bagunceiros… Independentemente das características do seu bichinho, o fato é que em pouco tempo ele será um membro insubstituível da sua família. Aproveitando que hoje é o Dia do Veterinário, resolvemos compartilhar algumas dicas de como deixar a casa pronta para recebê-los, além de apontar cuidados que devemos ter para mantê-la sempre em ordem e à prova de arranhões e mordidinhas. Venha descobrir mais sobre decoração para animais de estimação:

UM CANTINHO ESPECIAL

É importante criar um cantinho confortável para o seu pet em casa. No caso dos cachorros, uma cama bem aconchegante e espaçosa ou uma casinha já dará conta do recado. Já os gatos são um pouco mais exigentes. Eles preferem tocas mais protegidas, caixas, ou então camas em lugares altos ou escondidos.

Optar por um lugar especial para o seu bichano descansar vai ser bom para ele e para você também, já que assim você evita que eles se esparramem na sua cama resultando em noites mal dormidas. 

REFEIÇÕES COM ESTILO

Reserve um espaço na cozinha ou na área de serviço para deixar os potes de água e comida do seu pet. Mas não se preocupe… É possível manter o charme do ambiente escolhendo tigelas bem bonitas, de cerâmica ou inox. Coloque um tapete estampadão e colorido sob os potinhos para limitar o espaço e evitar que as migalhas e respingos de água se espalhem pelo chão. 

CASA À PROVA DE DANOS

O cachorro pula no sofá branquinho com as patas sujas. Enquanto isso, o gato desfia o braço da poltrona para afiar as unhas. Evitar esses cenários é praticamente impossível… Nos resta apenas muita paciência e alguns truques para amenizar o estrago, rsss. Escolha móveis estofados com tecidos mais resistentes, que tenham a trama bem fechada, como o couro, a lona e a sarja. O mesmo serve para as almofadas e cortinas. Apare sempre as unhas do seu gatinho e espalhe alguns arranhadores pelos cômodos. 

Os tapetes mais recomendados para quem tem animais em casa são os sintéticos, como os de vinil, que são de fácil manutenção

Móveis em cores mais escuras irão disfarçar pequenas manchas. Por outro lado, se o seu animal tiver pelos claros, eles aparecerão muito mais contra o tecido. Tons neutros, como o cinza, marinho e o marrom são bons meios-termos para esse dilema. 

LIVRE-SE DOS PELOS

Nem sempre o aspirador dá conta do recado. Um ótimo truque para retirar os pelos soltos sobre os móveis é usar uma luva de borracha – daquelas de lavar louça. Basta colocar a luva e passar a mão sobre as superfícies. Mas não esqueça de escovar os seus pets com frequência! Além de ser um ótimo carinho, previne o excesso de pelos no ambiente. 

O que acharam das dicas? Tenho certeza que os seus companheiros de quatro patas vão adorar uma casa preparada para eles! Se você é um “pet lover” de carteirinha, confira: DECORAÇÃO PARA PET LOVERSDOG LOVERS e OPEN HOUSE | FERNANDA AZEVEDO.

Pinterest | Design Milk | Refinery 29 | Almost Makes Perfect | Curbly