Fotos: Mari Orsi / Divulgação

Este apartamento de 123m² foi totalmente repensado pelo Studio Elã para refletir a personalidade dos moradores e oferecer praticidade no dia a dia. Com espaços integrados e uma estética marcante, o projeto aposta no estilo industrial, com forte presença de elementos urbanos, como grafites, concreto aparente e soluções criativas para o aproveitamento do espaço.

A planta original foi amplamente modificada. A sala de estar, sala de jantar, cozinha e lavanderia foram integradas para criar uma grande área social, que também inclui varanda, bar e home office. O desejo dos moradores era ter fluidez entre os ambientes, mas sem perder a sensação de organização. Uma das soluções encontradas foi posicionar a estante de destaque atrás do sofá, que avança em direção à TV de 75 polegadas, eliminando a necessidade de um sofá ilha e otimizando a circulação.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

A cozinha e a lavanderia, por sua vez, foram completamente camufladas atrás de armários e painéis, mantendo a área social sempre visualmente limpa. O lavabo foi outro ponto de destaque: o pedido dos clientes era que ele tivesse a atmosfera de um “banheiro de balada”. Para isso, as arquitetas aplicaram uma textura preta que remete ao asfalto e incluíram um espelho envelhecido, que reflete um quadro com acionamento de luz negra, criando um efeito impactante e único.

A estrutura original do imóvel também foi valorizada. Os pilares, vigas e lajes foram descascados, revelando o concreto natural, característica típica de projetos com pegada industrial. Outros elementos que reforçam essa linguagem são a iluminação em trilhos, o uso de tijolos aparentes, a serralheria sob medida e móveis em chapas metálicas.

Entre as mudanças arquitetônicas mais relevantes estão a demolição de paredes que separavam a varanda da sala e a integração total do closet à suíte principal. O espaço que antes abrigava o closet era acessado por um corredor e hoje está completamente conectado ao quarto, com divisórias feitas por armários. Além disso, o escritório e o banheiro social foram transformados em uma suíte que funciona como quarto de hóspedes e espaço de trabalho.