Nosso convidado de hoje é um dos poucos arquitetos que convidamos para estar conosco nessas edições do Em Casa, o Videocast do Casa de Valentina em que refletimos sobre a experiência do morar. Fred Péclat está à frente do Atelier Péclat, escritório com uma abordagem atemporal e essencialista, e também da More, ou modernismo reimaginado, que produz diferentes mobiliários com uma estética que se propõe um novo olhar inspirado no movimento moderno.

Em uma conversa franca sobre “a vitrine do morar”, refletimos sobre o motivo pelo qual tantas casas parecem iguais, como a estética virou um fim em si mesma e de que forma isso impacta a nossa relação com o espaço. Partimos do texto “The Age of Average” para discutir a homogeneização da cultura visual (de capas de filmes ao feed do Instagram) e chegamos ao universo doméstico: Pinterest como ferramenta x produto final, referências que precisam maturar no repertório e o papel do tempo na arquitetura que emociona.

Falando de arquitetura, essa não foi a primeira opção de Fred como carreira, que antes de ingressar no curso teve experiências em outras áreas criativas como Publicidade e Design gráfico. Foi após um período no Art Center College of Design, na Califórnia, que Fred teve seu primeiro contato com a arquitetura. Em 2016, formou-se arquiteto no Mackenzie, em São Paulo. Foi por meio dessa bagagem artística, cultural e criativa que seu pensamento reflete na arquitetura como um todo, inclusive na influência da ação do tempo na arquitetura, e cria peças de design únicas para seus clientes. Sua linguagem se destaca no meio e ele atribui à estas experiências criativas a formação do seu olhar e de sua linguagem.

No episódio de hoje, vamos compartilhar seu processo criativo, a importância de projetar de dentro para fora, a inseparabilidade entre arquitetura e interiores, escolhas de materiais e temperatura tátil que moldam a experiência. Falamos também sobre a More, sua marca de mobiliário, e sobre o desafio de assinar um decorado que não é cenário, mas casa possível.

Aperte o PLAY para assistir ao Em Casa de hoje!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept