Fotos: EstudioEmObra / Divulgação
Localizado na Vila Buarque, em São Paulo, o ateliê de 200 m² do Mano Penalva ocupa um galpão aberto, que carrega em sua estrutura as memórias de uma antiga fábrica de cadernos e, antes disso, de uma gráfica de cartazes de cinema.
O espaço não segue um projeto tradicional com assinatura de um arquiteto. Na verdade, foi sendo moldado ao longo do tempo pelo próprio olhar do artista que o ocupa diariamente. A proposta foi transformar o ambiente em um local não apenas de trabalho, mas também de convivência, onde amigos são bem-vindos e as trocas são constantes.
Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!
Estilo e principais características do projeto
A estética do espaço mistura elementos industriais e contemporâneos, preservando características originais da antiga fábrica, como as paredes aparentes, a estrutura metálica e o pé-direito alto, que favorece a entrada de luz natural. A adaptação respeitou a história do imóvel, sem grandes intervenções estruturais, priorizando soluções que tornassem o ambiente funcional, confortável e acolhedor.
O grande destaque é a integração total dos ambientes. Não há divisões formais, o que permite que o galpão funcione como ateliê, galeria e espaço de convivência ao mesmo tempo. Essa flexibilidade reforça a ideia de que o espaço vai além de um local de trabalho, tornando-se uma verdadeira extensão da vida.
Deixar um comentário