Fotos: Edu Castello / Divulgação

Nosso convidado de hoje é o antiquário-viajante, curador e pesquisador de mobiliário brasileiro e europeu Arnaldo Danemberg. Sua história poderia ser facilmente equiparada à de um personagem da literatura europeia do século 19, afinal, seu trabalho envolve vagar pelas cidades europeias com um olhar desperto para as surpresas que pode encontrar no caminho.

Advogado de formação, Arnaldo, ainda jovem, viu no antiquariato uma oportunidade de criar um legado que preza não apenas por adornar e ambientar diferentes espaços no Brasil, mas também um métier para sua família que já está na terceira geração de antiquários. Na condição de viajante, ele não apenas descobre o mundo e suas histórias como também contribui para a educação cultural de outras pessoas, seja por meio de cursos, de pesquisas e até mesmo incentivando a formação de novos profissionais do restauro na Oficina São José, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

No videocast dessa semana, conversamos sobre antiguidade, memórias, viagens e um morar que se transforma a cada dia. Contornamos diversas questões do universo da restauração, onde Arnaldo resgata a sensação de redescobrir o mobiliário, as histórias que cada móvel tem a contar e a sua relação pessoal, “quase visceral”, com o trabalho que desenvolve.

“Quando eu falo de móvel antigo, eu falo de bem-estar, eu falo da memória: quantas histórias lindas passaram por aí. Outras nem tanto, mas que são superadas. E faz parte, a vida é essa.”

Por falar em tempo, também tocamos nos tons mais sutis da sua juventude: como começou na área e o que o levou a desenvolver sua paixão pelo antiquário. Mais do que vocação, o ex-advogado sempre sentiu prazer em desvendar as miudezas do mundo que seu pai apresentou a ele, percebendo e estudando todos os meandros da mercância. Hoje, seus filhos seguem com maestria a sucessão do trabalho, e podemos aprender mais sobre o assunto com os vídeos compartilhados por André Danemberg.

A conversa completa já está no canal, e recomendo fortemente reservar um tempinho da sua agenda para assisti-la! Com certeza você vai, assim como eu, aprender as minúcias desse universo que mais do que inspirar, emocionam.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]