Cadeira KZ Home; vaso Dentro Design; almofada bege Santa Luzia; almofada marrom Unica; almofada amarela Ângela Missoni.

Revisitando as fotos da última edição da ABUP, que aconteceu nos dias 14 à 17 de fevereiro, lembrei de como gosto da minha surpresa sempre que chego no pavilhão, porque é tão bacana ver como as indústrias e artistas (sim, a feira consegue fazer um apanhado tanto do que esta sendo produzido em larga escala, quando do fatto a mano) conciliam cada vez melhor os quesitos função e estética em suas peças e esse ano, já falei nesse primeiro post mas vou repetir, a ABUP estava linda!

No fim de 2019, quando nós do Estúdio Casa de Valentina começamos a estudar como seriam as fotos da edição desse ano, a primeira coisa que concordamos era que as cenas precisavam trazer mais os ares de como é estar bem em casa, sem nunca imaginarmos que esse tema em 2020 seria extremamente fundamental. Não foi um presságio, garanto rsss, mas é interessante pensar que há quatro meses estávamos todos juntos, com uma equipe maior, reunindo produtos dos 335 expositores da feira em nossos cliques, focados em transmitir as tendências de décor dos próximos meses para as pessoas agregarem em suas casas.

Já estamos isolados há meses e nossas moradas, assim como nós, estão em constante transformação, até porque estamos compreendendo melhor como é viver nelas, o que faz sentido, o que não funciona e etc. Eu, Célio e as crianças acabamos de nos mudar para o apartamento provisório (estou mostrando os detalhes AQUI), e essas referências têm feito parte do processo para deixarmos os ambientes cada vez mais aconchegantes. Então, para começar, trouxe o que produzimos na ABUP pensando na área social da casa: hall de entrada, salas de estar e jantar, e varanda; para você também se inspirar e quem sabe, atualizar o visual de algum cômodo com ideias simples e práticas!

Ah, na legenda das fotos têm os nomes dos expositores e no fim do post, as tintas da Eucatex que usamos nos fundos, assim fica fácil para você anotar e salvar por completo cada informação ;-)

HALL

O hall de entrada é o cartão de visita da casa e, além da estética, pode ser um espaço bem funcional. Agora na pandemia, muitas pessoas estão adquirindo o hábito de deixar os sapatos na entrada e você pode organizar um cantinho melhor para isso. Avalie a rotina da sua família ao entrar em casa ou no apê, para ver quais dessas peças ficariam interessantes no seu hall:

  • um banco interessante, para se sentar e calçar o sapatos;
  • sapateira para manter os pares organizados;
  • ganchos na parede para pendurar casacos e bolsas;
  • porta guarda-chuvas;
  • cestos também para organizar;
  • e um tapete – aqueles tipo passadeira ficam ótimos e, se você tiver mais espaço, pode combinar duas peças diferentes.

A decoração vai ficar por conta dos quadros decorativos e temáticos, almofadas, mantas e vasos com flores e plantinhas. Além disso, dá para pintar alguma das paredes com uma cor diferente, lembrando sempre de imprimir o estilo que permeia pelos outros cômodos. Com algumas mudanças, o simples ato de chegar em casa pode ficar mais prático e agradável, olha só algumas ideias:

Quadro Marco Caratta Artes; banco Antica; abacaxi Apolo Pratarias; aplique Claude Decor; manta tricot Rozac; cesto Meia Luz; manta listrada e almofada Bella Janela; tapete Raro Requinte.

Quadro Neoali Brasil Art; banco Sweet Home; bandeja Germer; jarra Porcelana Monte Sião; copo Bella Vita; vasos amarelo e azul Luiz Salvador; vasos grandes laranja e marrom Vasart.

Quadro Tomarello; aplique Mônica Carvalho; banco Wet&Wood; concha Asia Connection; almofadas Cortbrás; tapete redondo Estúdio Avelós e Projeto Sertões; cesto e tapete azul A Oficina da Roça.

SALA DE ESTAR

Criar a composição da sala de estar é abrir um leque gigante de opções e estilos – não é a toa que tem uma seção de Projetos aqui no blog com várias possibilidades desse cômodo rsrsss. Seja para assistir TV ou ficar em frente à lareira, o estar está diretamente ligado ao conforto e, quando bem pensado, os móveis e objetos de decoração são capazes de transformá-lo no lugar que ‘abraça’ toda a família e os amigos. Um dica para quem recebe bastante em tempos fora do isolamento social, é ter mais de uma possibilidade de assento para os convidados, assim você consegue remodelar a sala de acordo com cada necessidade:

  • sofá;
  • poltrona;
  • mesa de centro;
  • rack;
  • painel;
  • luminária de piso;
  • mesa de canto;
  • lareira;
  • pufe;
  • tapete.

Não se esqueça da personalidade! Receber visitas e o dia a dia em casa pode ficar melhor ainda quando a essência da família está impressa na morada. Alguns objetos dos cliques abaixo podem ter tudo a ver com você:

  • almofadas;
  • manta;
  • quadros;
  • porta-retratos;
  • vasos;
  • esculturas;
  • espelho – vi modelos bem legais na ABUP desse ano.

Cadeira Home Collection; mesa Sandra Fuganti; vaso GS Internacional; luminária de piso KZ Home; almofadas Casa Bonita; tapete Via Star Tapetes.

Mesa Estúdio Trindade para Semana Criativa de Tiradentes; livros Vanessa Taques; vela Sarquis Samara; tapete Hariz Haus.

Quadro Galeria La Insalata; aplique Suka Braga e Nao Yuasa; poltrona Paola Muller; mesa Traço Objetos; escultura cubo transparente Priscila Vannuchi; vaso Paulo Neves; bandeja Áurea Sacilotto; escultura aramada Roberto Romero Arte; tapete Oásis Tapete.  

Poltrona Modali; luminária Claudia Troncon; mesa 6F; escultura dourada Studio Lopomo; vaso branco Evelyn Tannus; vaso amarelo Carol W.; bandeja Kyra Objeto; tapete Rayza Tapetes.

Quadro M.OA. Estúdio; lareira Selmetal Indústria e Comércio de Metais; vaso Stuido Pedrazzi; aplique Roberta Sa Faustini; cachepot Marcos Quintas; tapete Rayza Tapetes.

Cocar Marcos Bazzo Design; poltrona 6F; almofada e vaso transparente Marco 500; tapete Elegance Tapetes; mesas Leonardo Bueno Art; luminária Ricardo Bueno; escultura Atelier robert Lott e Luiz Seara; vaso dourado e madeira Greta Ateliê; pote madeira Regina Medeiros.

Ganchos parede Modali; manta marrom Ksatex; manta bege listrada Dahruj/Beca Decor; quadro W. Bibiano; almofada branca Scavone; almofada listrada Lavive; pufe Regina Misk; almofada pássaros Originalità; tapete Entreposto/Costa Oro; vaso Pedro Petru.

Vaso branco Ateliê Recul; escultura humanos dourados Alúmen Design; velas Senhora das Velas; livros Paisagem; puge Imetextil; moringa Atelier Patricia Virmond; banco Raízes Arranjos; tapete Tapetes Gishar.

SALA DE JANTAR

Nas outras edições da feira nós usamos apenas painéis lisos como fundo das fotografias e em uma de nossas conversas surgiu a ideia de trazer mais textura e profundidade, aspectos que ajudam a reforçar o estar em casa. Partindo dessa premissa, trabalhamos com três fundos e amamos o resultado: os lisos tradicionais, com boiserie (cada um com um modelo) e algumas muretas.

Criar uma sala de jantar completa dentro do estúdio não era viável – imagina carregar uma mesa pelos corredores do pavilhão? Não rola rsss Então, as paredes baixas foram nossas aliadas para dar a impressão de aparador ou parte superior de uma lareira, por exemplo. Como a área do jantar já recebe elementos grandes como mesa e cadeiras, podemos usar a verticalidade à nosso favor, aplicando quadros, esculturas, pratos e espelhos nas paredes. Esse cômodo também recebe bem as pratarias, louças e porcelanas mais especiais, que podem servir de decoração enquanto não cumprem sua real função. Para deixar tudo ainda mais vivo, aposte em vasos com arranjos de flores e velas – fica lindo e intimista.

Quadro Oficina de Formas; abajur Vivacità Design; prato Casa do Oleiro; livro Paisagem; vela Miráculo; coelhos dourados L’Art Espelhos&Decoração.

Quadro Artimage;  porta-treco Prataria Robles; vaso bola prata Orfevrerie Royale; vaso e bandeja com castição St. James; jarra Design by Somers; vaso transparente e dourado Riva; porta-velas Shefield Plate.

Quadro Alex Rocca Design; bandeja Estúdio Trindade e Rondinelly para Semana Criativa de Tiradentes; vasos We Make.

Quadro Opano; luminária Kurhi; cachepot e jarra GMA Talheres.

Quadro Vsta; vaso transparente Lucatti; dupla de vasos Massa Branca.

Quadro Mercatto Casa, vaso Sarquis Samara, aplique Vanessa Taques.

VARANDA

Hoje a maioria das varandas fazem parte integral da área social das casas e apartamentos, estão cada vez maiores e é um espaço multiuso – dá para ler, relaxar, fazer as refeições e até brincar, para quem tem crianças. As dicas de peças para esse cômodo são bem parecidas com as da sala de estar que falei lá em cima, a diferença é que aqui vamos precisar de atenção nos materiais, já que é um ambiente que recebe muita luz solar, vento e até chuva. Alumínio, fibra sintética, corda náutica e madeira maciça, são alguns exemplos de materiais que aguentam bem na área externa, escolhas fundamentais para quem opta por não fazer fechamento de vidro na varanda, por exemplo.

Materiais naturais  têm uma rusticidade e naturalidade que ficam lindos com vasos de plantas, estou adorando as folhagens grandes ultimamente, acho que elas dão volume e suavidade ao mesmo tempo, fora que o conforto térmico onde tem verde é maravilhoso. Os objetos feitos à mão estavam sensacionais na ABUP esse ano! Os designers e artesãos apresentaram trabalhos sensíveis que realmente fazem a diferença nas composições, não só à varanda, mas à casa como um todo.

Vou deixar as imagens te contarem um pouco do que rolou, e deixa nos comentários se já teve algum canto na sua casa que você modificou na quarenta ;-D

Cadeira azul Manu Fish; livros Queen Books; quadro BR Frames; macramê Casa Mundo; banco tronco Marco 500; vaso Home&Garden.

Escultura parede Sasai; mesa Thay Thay Home; escultura casa Ted Benvenutti; escultura preta Estúdio Mameluca; vaso Casa Bonita; tapete Marka Têxtil.

Cortina Belchior Cortinas; mesa ADP; abajur NG Abatjours; vaso verde pequeno Cores da Terra; tapete Iran Tapetes; vaso verde chão Cristaleria Bruxelas; vaso preto Formas Coloridas; banqueta Simone Oliveira Arte Sustentável; apliques Espaço Inteligente; livros Paisagem.

Quadro BR Frames; luminária e vaso Sebrae ES; mesa e cesto Casa Bonita; fruteira The Home; manta Corttex.

Concepção: Casa de Valentina | Produção: Debbie Apsan e Cláudia Pixu | Fotos: Caca Bratke

Todas as tintas dos painéis que fazem fundo para as fotos são da Eucatex, as escolhidas para a edição de fevereiro foram:

– Branco Rústico (2953E)
– Erva Mate (2606E)
– Luar Mexicano (2096E)
– Meia Lua (2996E)
– Poética (2244E)
– Soldado (2489E)
– Tempestade (2985E)
– Terraço (2815E)