Casa Box

Home  /  Projetos  / Casa Box
10 2019

Casa Box

26 out, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

O projeto assinado pelo escritório Caio Persighini | Arquitetura, em Araraquara, São Paulo, é uma casa dinâmica, na qual os moradores podem receber os amigos e usufruir de todo o espaço. O projeto tem seu conceito ligado diretamente ao paisagismo e aos materiais naturais.

A base da Casa Box concentra-se na exploração da pureza do cubo, e em um paradoxo poético e arquitetônico da forma simples e pura traz toda robustez do concreto armado aparente, moldado in loco.

Dentro deste conceito os elementos construtivos se apresentam de forma natural e simplista. A arquitetura modernista da residência parte da premissa da praticidade, suas funções oferecem autonomia e dinamismo, além de atender as expectativas e anseios do estilo de vida contemporâneo.

Pensada para ser simples, a Casa Box tem uma estrutura básica da circulação nascida da ideia de um espiral estampada em uma forma cúbica e de cantos vivos, incluindo pavimentos inferiores e superiores e ambientes internos e externos em um mesmo circuito.

Minimalista, o conceito construtivo se restringe apenas ao necessário, contribuindo para sustentabilidade e economia de materiais. Sua construção possuí oito pilares principais e repete grande parte de sua forma e metodologia nas cotas de elevação. Apostando ainda em economia, grandes aberturas possibilitam a circulação da ventilação natural, transformando a temperatura interna da residência em minutos.

O projeto fortaleceu o jogo do contraste entre o concreto e elementos em madeira cumaru. A junção de ambos materiais proporciona efeito sensorial de conforto e favorece à ergonomia dos moradores. Outro ponto alto é o elemento paisagístico interno/externo que estampa a vontade da residência de ser e estar viva. Para isto, foi inserida no centro do cubo uma Jabuticabeira de cultivo adaptado para ambientes internos.

Fotos: Favaro Júnior.

Profissional:

2019-10-26T18:19:25-03:0026, outubro|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo