Para Relaxar Na Bahia

Home  /  Projetos  / Para Relaxar Na Bahia
07 2017

Para Relaxar Na Bahia

12 jul, 2017 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Esta casa localizada na praia Atalaia, na cidade de Canavieiras Sul, na Bahia, tem uma construção de 540m² e mais de 60 anos. Quando adquirida pela família Korman, há 30 anos, era uma casa de fazenda. Seu proprietário a utilizava para fazer ponte pelos rios, percorrendo suas outras fazendas. Por esse motivo ela se encontra perto do rio e não da praia.

Incrustada num imenso coqueiral, com a mesma idade da casa, a construção foi reformada e readequada por diversas vezes. Em sua última reforma, foram anexados mais quatro quartos, uma sala íntima e um lavabo. Assim, com sete suítes e uma varanda, que a circunda em todo o seu perímetro, proporciona sombra e frescor neste ambiente tropical.

Com estilo bem baiano e arquitetura simples, seus telhados de quatro águas abraçam seus visitantes trazendo conforto e bem-estar a todos aqueles que lá se hospedam. Na última reforma, feita pela Korman Arquitetos, o foco foi não agredir a arquitetura local e preservar o estilo da antiga construção.

“Usamos o tijolo rústico de uma olaria local no piso para dar a sensação de que as pessoas estão pisando na terra quando entram na casa.”


Na área social, a fim de respeitar o costume local, e ainda proporcionar uma maior circulação de ar trazendo conforto térmico ao ambiente, as vigas de madeira e as telhas aparentes foram mantidas.

Quanto à decoração e ao mobiliário, o escritório usou tons de azul, cor escolhida pelos proprietários. Os móveis comprados em antiquários, em Salvador, como a namoradeira, as cadeiras da sala de jantar e a cômoda da sala de estar dão a autenticidade necessária e merecedora desta casa sexagenária.

Os tapetes todos em corda barbante em tom marfim clareiam o piso rústico. A pedido da arquiteta Ieda, o quadro de Ellon Brasil foi pintado com um personagem bem baiano. A mesa de centro, desenhada pelos arquitetos, possui três pés de acrílico: em uma das extremidade, uma gamela e na outra, uma tartaruga em pedra executada pelos arredores de Minas Gerais. Todos os objetos foram adquiridos em viagens ou são artesanatos brasileiros pesquisados e comprados dos próprios artesãos.

A sala íntima tem dois sofás em lona com mesa em laca branca. Uma estrutura central acomoda um lustre trazido de um antiquário da Argentina. Copos de vidro com velas iluminam nos dias de festas. Uma mesa em madeira abriga uma coleção de cachaças disponíveis aos convidados. A seu lado, a biblioteca da casa aonde todos são convidados a deixar seus livros já lidos para que possam ser compartilhados pelos outros que chegarão.

No lavabo, o aparador ganhou uma cuba sobreposta, a cuba e a torneira são da Deca. Na parede foi feita uma pintura em listas azuis e brancas, executada por mão-de-obra local com técnica ensinada pela arquiteta Ieda.

Nos quartos, alguns com camas Impérios autênticas, há criados-mudos da Armando Cerello, roupas de cama em azul e branco especialmente produzidas para esta casa e abajures em madeira branca com cúpulas com tecidos combinando.

Os armários com toras em madeiras cortadas na região tem como fechamento persianas de bambu presas por cordas e com puxadores de esculturas em madeira como peixes ou macaquinhos.

A inexistência das portas faz o ar circular e protege as roupas do mofo e da umidade. Os banheiros possuem a mesma referência: piso em tijolo, paredes em cerâmica rústica em branco e azul, tampos em mármore branco. E nos boxes cortinas em richelieu, originárias de Fortaleza, com desenhos de seus pontos por Ieda Korman.

No quarto do casal, pé-direito duplo com as madeiras aparentes com acabamento envelhecido. Um sofá em lona branca com almofadas azuis e nas paredes detalhes em madeira tiradas de recorte das portas de um armário antigo e depois pintadas.

A cama com dossel tem em suas laterais cortinas também de Fortaleza. De um lado mesa da Armando Cerello com lustre em tecido vindo do Japão e de outro um móvel antigo em madeira comprado em um antiquário chinês. Os armários têm a mesma ideia dos outros quartos, fechamento com persianas de bambus presos por macaquinhos de madeira.

Fotos Gui Morelli

 

Salvar

Salvar

Salvar

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Casa de campo com lazer completo

Compartilhar no WhatsAppEsta casa localizada na praia Atalaia, na cidade de Canavieiras Sul, na Bahia, tem uma construção de 540m² e mais de 60 anos. Quando... Leia mais +

Loft Cor de Rosa

Compartilhar no WhatsAppEsta casa localizada na praia Atalaia, na cidade de Canavieiras Sul, na Bahia, tem uma construção de 540m² e mais de 60 anos. Quando... Leia mais +

Loft Masculino

Compartilhar no WhatsAppEsta casa localizada na praia Atalaia, na cidade de Canavieiras Sul, na Bahia, tem uma construção de 540m² e mais de 60 anos. Quando... Leia mais +

Deixar um comentário

Ir ao Topo