01 2026

Casa de estilista completamente reformada

16 jan, 2026 | Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Pedro Gaspar / Divulgação
Escritório: Sadala & Gomide Arquitetura
Paisagismo: Landscape Jardins
Área: 500m²
Localização: Leblon, Rio de Janeiro

Assinado pelas arquitetas do escritório Sadala & Gomide Arquitetura, este projeto feito para a estilista Julia Golldenzon, no Leblon, parte de uma premissa clara: transformar uma residência escura e compartimentada em um lar luminoso, integrado e alinhado à personalidade criativa de sua moradora. A casa de 500m² passou por uma reforma completa, preservando apenas alguns elementos da arquitetura original, como o telhado em telha canal, agora reinterpretados em diálogo com uma estética contemporânea, clássica e levemente romântica.

Antes da reforma, a família cogitava vender o imóvel para investir em outra residência. O apego à localização, no entanto, falou mais alto e levou Julia a procurar o escritório por indicação de amigos. A partir de um diagnóstico preciso, o projeto se concentrou em redistribuir os ambientes, melhorar a iluminação natural e tornar os espaços mais fluidos, sem ampliar a área construída.

“O projeto não incorporou nenhum espaço novo à arquitetura original da casa. Mantivemos a área construída.”

O piso térreo foi pensado como uma grande área de convivência, reunindo salas de estar e jantar, lavabo, cozinha, copa integrada ao terraço por portas de correr, além do escritório-ateliê da estilista, estrategicamente posicionado próximo à entrada para receber clientes. Atendendo aos pedidos do marido, apaixonado por bicicletas e motos, o pavimento também abriga uma oficina e uma academia, refletindo o estilo de vida esportista do casal. A área externa completa o programa com piscina, sauna, churrasqueira e espaços de apoio, criando um ambiente de lazer acolhedor e funcional.

No pavimento superior, concentra-se a área íntima da família, composta por uma sala de TV, cinco suítes — incluindo a suíte máster do casal, com dois closets, dois banheiros e varanda — e quartos destinados aos filhos de ambos os primeiros casamentos. A organização do layout prioriza conforto e privacidade, sem abrir mão da fluidez entre os ambientes, um dos pontos centrais do projeto.

“Nosso maior desafio neste projeto foram as paredes autoportantes da construção original. Tivemos que realizar diversos reforços estruturais para viabilizar todas as modificações previstas.”

A decoração revela a identidade de Julia Golldenzon, que buscava uma casa contemporânea, mas aberta a ousadias pontuais. Papéis de parede estampados no lavabo e na copa, mistura de tecidos no mobiliário e a convivência harmônica entre peças clássicas e contemporâneas traduzem essa intenção. Poucos itens do acervo original foram reaproveitados, como as poltronas Diz, de Sérgio Rodrigues, enquanto novos móveis e objetos, como a mesa de centro Rosá, de Maria Cândida, e a poltrona Jangada, de Jean Gillon, ajudam a compor cenários elegantes e cheios de personalidade.

A paleta de cores acompanha essa diversidade com equilíbrio. Tons neutros dominam a sala de estar, enquanto o lavabo recebe papel de parede superestampado da Thibaut. Na cozinha, o piso cerâmico azul claro da Colormix se destaca e reaparece no painel de marcenaria do escritório. Já a copa, um dos espaços mais usados pela família, aposta em papel de parede estampado da Anna Miliet e marcenaria em verde musgo.

Entre os desafios da obra, as arquitetas destacam as limitações estruturais da construção original. Com duração total de um ano, entre projeto e execução, a reforma resultou em uma casa que equilibra ousadia e atemporalidade, um reflexo direto da conexão entre moda, arquitetura e o olhar apurado de sua moradora.

Foi um trabalho desafiador, mas extremamente prazeroso. A Julia tem uma estética muito apurada, fruto de seu trabalho com moda, que tem uma conexão enorme com a arquitetura. Precisamos ‘sair da caixinha’ para criar uma casa que refletisse a personalidade dela, mas com o equilíbrio certo de ousadia para garantir uma arquitetura atemporal.”