Arquitetura, sensação e minimalismo funcional com toque brasileiro

Home  /  Projetos  / Arquitetura, sensação e minimalismo funcional com toque brasileiro
09 2025

Arquitetura, sensação e minimalismo funcional com toque brasileiro

03 set, 2025 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade

Fotos: André Mortatti / Divulgação
Escritório: Cyro Arquitetura
Área: 75m²
Local: Bela Vista, São Paulo

Arquitetura é sensação. Foi dessa premissa que o escritório Cyro Arquitetura buscou inspiração para o projeto deste apartamento, pensado para um jovem casal sem filhos e com uma vida agitada entre viagens e eventos. Apostando no minimalismo funcional com um quê brasileiro, o lar esbanja uma simplicidade chique e arrojada, ganhando vida conforme a iluminação natural penetra suas paredes.

O arquiteto encontrou o apartamento ainda com a mesma estrutura entregue pela construtora, há mais de uma década. Em apenas três meses de projeto e seis meses de obra, a planta teve seu potencial explorado e a personalidade dos moradores encheram os seus 75m².

“Quando clientes compraram, aguardaram alguns anos antes de mexer. O apartamento possuía dois pequenos quartos que acabavam comprimindo a área social. Como a alvenaria da varanda não podia ser aberta, o ambiente ficava isolado e sem uso. Os banheiros eram dois, porém muito pequenos.”

Com a reforma, os dois quartos deram lugar a um maior, aumentando a sala de estar. Já os dois banheiros viraram um lavabo e uma suíte master com box do dobro do tamanho e muito mais luminosidade. A cozinha foi integrada à sala, uma solução que deu mais amplitude visual ao espaço, antes apertado em um corredor entre o limite do apartamento e os banheiros.

Para tornar a varanda uma área de uso e de prazer dos moradores, Cyro transformou-a em um bar, com espaço para poltrona e plantas — a área perfeita para tomar um vinho, ler um bom livro ou mesmo receber amigos com muito conforto e estilo. Como o quarto de hóspedes foi integrado à sala, a janela com veneziana era uma questão estética que não passou batida: a solução foi fazer uma parede falsa em gesso na frente, com recortes redondos, sumindo com a caixilharia e permitindo a entrada de luz e vista.

É notável que, aqui, a estética tem um papel muito importante dentro da construção de um lar para os moradores. No entanto, o arquiteto não deixa de lado a parte funcional, principalmente na marcenaria: ela não é meramente uma opção decorativa. O armário que divide sala e quarto, por exemplo, abriga também o sistema de ar. Já o armário que divide banheiro e quarto, abre-se como nichos para produtos de higiene e objetos pessoais.

“Prefiro não me prender a estilos, sigo a personalidade dos clientes, ditado por uma linha projetual e funcional. Poderíamos chamar talvez de minimalismo quente ou minimalismo brasileiro.”

Nos materiais, concreto, porcelanato terrazzo e nuances de cinza dão o tom para o apê. O bege aparece para esquentar, seja por meio da madeira ou pelo mobiliário. Mas quem ganha destaque mesmo é a própria estrutura como elemento decorativo.

“O apartamento todo tem uma atmosfera nova, com nuances de luz passando pelos recortes redondos. As paredes brancas refletem o sol, e se tornam laranjas. Arquitetura é sensação.”

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo