Conforto e praticidade para uma família com cinco filhos
22 ago, 2025 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Lília Mendel / Divulgação
Escritório: A+G Arquitetura
Área: 325m²
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Assinada pelos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, a reforma desta casa foi concebida para oferecer conforto e praticidade a uma família numerosa: o casal de médicos Layla Salomão e Renato e seus cinco filhos.
Sem mudanças estruturais, o projeto teve como ponto de partida a valorização dos elementos que já existiam na casa, como o teto de lambri no pé-direito duplo da entrada e o piso de ipê em tábua corrida. Em um estilo cozy, que privilegia a luz natural, o aconchego e os materiais naturais, todo o processo — da concepção à finalização da decoração — foi concluído em cerca de um ano.
O objetivo era modernizar os ambientes, adaptá-los à rotina da família e, ao mesmo tempo, traduzir a personalidade dos moradores, com forte integração entre áreas internas e externas; o que a dupla de arquitetos conseguiu realizar com maestria!
“Como os clientes estavam acostumados a morar em apartamento, queriam explorar ao máximo a sensação de amplitude e fluidez que só uma casa pode proporcionar.”
Com circulação livre e mobiliário reduzido, os espaços foram pensados para favorecer encontros e momentos em família. Na sala, por exemplo, o sofá com chaise acomoda a todos com conforto, enquanto a mesa de centro redonda Form, de Marcelo Ligieri, garante a fluidez do ambiente.
A paleta neutra, marcada por madeira e branco, ganha pontos de cor em azul, tom favorito dos moradores, presente na cozinha, no quarto do casal e no dormitório das crianças. A marcenaria exclusiva em folha natural de freijó reforça a atmosfera acolhedora e atemporal. O piso de ipê, mantido em quase toda a casa, foi recomposto em áreas pontuais e restaurado ao final da obra, assegurando unidade visual.
“Todo projeto de reforma, por não partir do zero, costuma apresentar desafios maiores. Neste caso específico, os clientes não queriam alterar nenhum elemento estrutural, como vigas e pilares. Estudamos com muito cuidado o que era possível modificar para adaptar o layout às necessidades da família e, ao mesmo tempo, promover a integração desejada entre interior e exterior, principalmente por meio da abertura de novos vãos.”
Deixar um comentário