04 2015

Open House | Monica Cintra

06 abr, 2015 |

 

Nunca uma casa incorporou tão bem a natureza em seus ambientes internos. E não é à toa, não, já que a sua moradora é uma designer que sabe como ninguém valorizar a beleza original da madeira em móveis e peças de decoração. Monica Cintra está em uma simbiose constante entre a sua vida pessoal e o seu trabalho, duas partes importantes da sua personalidade que se misturam em um só lugar: o seu próprio lar. A casa espaçosa, iluminada e de arquitetura minimalista abriga com harmonia o escritório, ateliê e o showroom da sua marca, cujas peças se fazem presentes em todos os cômodos. “Fui criada em um sítio com um caseiro que trabalhava muito bem com a madeira. Ele fazia as minhas casas de boneca, meus brinquedos. Foi assim que me encantei por esse material”, conta.

A FORMA ORGÂNICA DA MADEIRA DESTACA-SE DO ENTORNO SÓBRIO E DE LINHAS RETAS, AQUECENDO OS AMBIENTES.

A morada de 450 m² apareceu na vida da Monica durante um passeio de bicicleta: “Eu encontrei essa casa por acaso, parece que ela sorriu pra mim!”, lembra.  O imóvel à venda tinha jeito de abandonado, sem manutenção e precisava desesperadamente de uma reforma geral. Apesar disso, Monica enxergou suas inúmeras qualidades, a começar pelo terreno. Além da ótima metragem, sua localização privilegiada, perto de importantes avenidas da cidade, facilitaria a visita de clientes. Depois de adquirida, era hora de reabilitar a antiga estrutura. Para isso, recorreu ao arquiteto e amigo de longa data, Francisco Cálio, que praticamente construiu uma casa nova.

 

Decoração de: Sala de estar; aparador de madeira e vidro; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; vaso cilíndrico transparente; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; escultura de galhos retorncidos; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; limunária de crichê e madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; escultura indiana; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; sofá de madeira esculpida; Casa de Valentina

 

Francisco e Monica foram buscar inspiração para o projeto na arquitetura praiana, que resultou em uma casa com layout aberto, atmosfera fluida, clean e iluminada pelo sol. “Quando eu comprei o imóvel, ele tinha um vitral que deixava muita luz entrar. Mas como não se usava mais esse tipo de adorno, o Francisco achou melhor pensarmos em algo diferente”. A solução para o dilema surgiu em forma de círculos: duas janelas redondas, uma na parede da escada do living e a outra no andar de cima. “Como as minhas peças são muito orgânicas, eu queria uma casa bem angular, limpa e geométrica. Os círculos dão uma quebrada nas linhas retas além de clarearem os ambientes”.

 

Decoração de: Escada; poltona estofada listrada; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; abajur uvas; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de televisão; sofá vinho; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; vaso azul; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; luminária madeira; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes; banquetas verdes com encosto; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; bancada de madira natural; Casa de Valentina

 

Monica pratica o desapego regularmente, até mesmo em relação à decoração. Por isso, não se importa em mexer na disposição dos móveis e trocar peças expostas constantemente. “Adoro transformação e mudança e acredito muito na energia. Então, mudar um pouco os móveis de lugar é como fazer uma limpeza. A energia da casa muda, as coisas dão um up e tudo melhora!”, explica. Amigos e clientes da designer concordam que o lar dela é muito convidativo, apesar da sua estrutura minimalista. Isso porque, além da madeira ser presença garantida, aquecendo a decoração, a personalidade alegre da moradora acolhe e abraça toda e qualquer visita: “Minha casa é um lar pela forma que eu recebo as pessoas. Temos a cozinha acoplada com a área externa, onde tem um forno de pizza e uma churrasqueira, então a gente acaba aproveitando e ficando muito junto”, finaliza.

 

Decoração de: Escada; escada simétrica; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; guarda corpo branco; Casa de Valentina Decoração de: Corredor; cocares enquadrados; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cabeceira de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; lareira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; armário chinês vermelho; Casa de Valentina

 

Uaaau!!! Que casa maravilhosa, né? Ampla, iluminada e muito acolhedora – Amamos! Veja o videozinho charmoso que fizemos lá, além de mais fotos na galeria abaixo. Confira também a seleção de produtos feita pela Monica AQUI!

 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

 

Alexandre Guedes | Julia Herman