Quase toda casa tem tapetes, certo? E enquanto algumas pessoas adoram os seus modelos, tem gente que nunca se dá bem com eles. Se você também tem dificuldades em acertar a cor, o modelo, o formato, a estampa e a posição – ufa! Quantas variáveis! – confira agora uma seleção de ambientes inspiradores onde os tapetes são protagonistas.
Na verdade não existem regrinhas de pode e não pode, mas cada ideia tem suas vantagens e desvantagens: algumas soluções são mais baratas, porém não se encaixam em qualquer casa, ou você pode usar o tapete de um jeito que fique super aconchegante, mas que seja trabalhoso de mexer na hora da faxina, ou quem sabe nem ter tapete… existe essa possibilidade também, rs… Resumindo: tudo está livre para que você escolha a melhor opção que se encaixa na sua casa, e não na dos outros.
Para começar, vamos falar de um jeito novo de usar tapetes: com sobreposição de peças. O designer Gabriel Valdivieso fez isso no projeto de um apê micro e o resultado ficou o máximo: vários tapetes pequenos – e mais baratos – foram usados uns sobre os outros, deixando a sala aconchegante e estilosa. Quem também já fez isso foi o arquiteto Maurício Arruda, que optou por sobrepor duas peças grandes, de texturas e cores diferentes. A ideia é boa, o resultado é original, mas talvez não funcione para quem tem idosos em casa ou filhos pequenos – afinal, pontas soltas podem causar acidentes nos mais desavisados!r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Se você prefere uma abordagem mais tradicional, não se preocupe. Agora iremos mostrar ideias convencionais, porém ainda assim bem interessantes. Na sala de estar, por exemplo, é possível usar o tapete apenas em frente ao sofá, ou metade embaixo dele, ou todo embaixo dele… e por aí vai! Já nos quartos, o ideal é que ele fique pertinho da cama, para que você acorde cedinho e já comece o dia com o pé direito, pisando num tapete macio e quentinho.
É, agora que o friozinho está chegando para ficar, está na hora de garantir um tapete certeiro para esquentar sua casa. Na sequência das fotos, um garimpo de modelos lindos para te inspirar.

r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Casa e Jardim | Gabriel Valdivieso | Casa Claudia | Planete Deco | Nicety Live Journal | Anna Gillar | Design Love Fest | Maurício Arruda | Skona Hem | The Cool Hunter