Bem antes da invenção da lâmpada e do início da era da eletricidade, quando a única fonte de luz ao anoitecer vinha das chamas das velas, manter a casa iluminada era uma questão de necessidade… E até hoje é assim, mas como a gente adora unir o útil ao agradável, os lustres, luminárias e abajures modernos aprenderam com seus antepassados candelabros e castiçais a fazer jornada dupla: iluminar os espaços e decorá-los ao mesmo tempo.

 

Decoração de: Detalhes; mistura de luminárias pendentes; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; luminárias de corda; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; luminária pendente de cúpula rosa; Casa de ValentinaDecoração de:

Atualmente, esses acessórios já deixaram de ser meros coadjuvantes decorativos e evoluíram para o status de design.  Então, nada mais justo do que transformar a iluminação da sua casa em uma das grandes protagonista do décor!

 

Decoração de: Sala de estar; lustre pendente de cristal; Casa de Valentina

 

DE TETO

Os lustres de teto são ótimos para iluminar o ambiente de forma geral e com uniformidade. Existem os modelos embutidos, que costumam ter um design mais funcional e discreto – perfeitos para salas de televisão, cozinhas, copas, home offices… Já os modelos pendentes se destacam e trazem ao espaço uma informação a mais de design. São ótimos para as salas de jantar e estar, já que são espaços sociais onde recebemos visitas com frequência. Um conjunto de pequenos pendentes também ficam lindos fazendo as vezes de iluminação de cabeceira no quarto.

 

Decoração de: Sala de jantar; lustre pendente de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; lustre pendente com várias lâmpadas; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; lustre aramado vermelho; Casa de ValentinaDecoração de: espelho dourado; Casa de Valentina

 

DE PISO

Diferentemente dos lustres de teto, as luminárias de piso tem a luz mais direcionada, por isso funcionam muito bem ao lado de poltronas de leituras, ou então em um canto da sala de estar proporcionando uma luz ambiente. Práticas e versáteis, os modelos também variam: com cúpulas, no estilo coluna, articuladas e de altura ajustável.

 

Decoração de: Home office. lustre de altura ajustável branco; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar lustre articulado preto; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; lustre de piso branco; Casa de Valentina

 

DE MESA

Os abajures de mesa são universais, ou seja, ficam ótimos em qualquer ambiente. Geralmente são usados como luz de apoio no criado-mudo do quarto ou então na mesa lateral da sala. Isso porque, mesmo aquelas articuladas de iluminação mais direcional, tendem a emanar uma luz indireta e pontual, o que gera um clima confortável e acolhedor no ambiente.  

 

Decoração de: Detalhes; parede azul marinho; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; cúpula xadrez; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; abajur de cúpula azul; Casa de ValentinaDecoração de:

Pinterest | The Glitter Guide | A Beautiful Mess | Pop Sugar | Rue Mag | AD Magazine | Urban Outfitters | Apartment Therapy | Etsy | My Scandinavian Home |