Decoração

Open House | Gabrielle Fuzinato – 1ª parte

Quem é leitor(a) do Casa de Valentina há algum tempo deve se lembrar do antigo apartamento da Gabrielle Fuzinato, que foi tema de um Open House que eu particularmente adoro (AQUI). Pois hoje é dia de conhecer a morada atual da arquiteta, um duplex superespaçoso com visual despojado e pra lá de aconchegante. Esta história teve início quando ela e o marido começaram a perceber que o apê onde moravam estava ficando pequeno demais para a família em crescimento – a Gabi já é mãe de um menino e está grávida! Decidiram buscar um novo lar que fosse mais confortável, maior e que oferecesse algumas conveniências, como uma área de lazer para as crianças. Ela também estava fugindo dos apartamentos padrão: queriam um imóvel diferente, com cara de casa. A área livre foi o motivo pelo qual a família escolheu este duplex. Afinal, queriam um lugar onde o filho pudesse correr e brincar e eles pudessem relaxar.

“É um espaço que eu uso muito, recebemos muitos amigos aqui e costumamos fazer muitas festas lá fora. O apartamento é grande, mas todo mundo gosta de se amontoar na área externa”, conta. 

O apê foi entregue no contrapiso e por isso a arquiteta conseguiu dar seus toques pessoais a todos ambientes. A reforma foi completa, super rápida – durou cerca de três meses – e envolveu a retirada de paredes com o intuito de ampliar os espaços e criar um layout mais integrado. Como ela é dona do próprio escritório, o GF Projetos, consegue viver uma rotina mais fluida e faz questão de ter as manhãs livres para ficar com o filho. Essa flexibilidade foi fundamental para que ela pudesse acompanhar passo a passo da obra. Por outro lado, o fato de estar criando o próprio lar por vezes a deixava ansiosa e até indecisa. “É muito mais difícil projetar o próprio apartamento. A gente vê e gosta de tanta coisa diferente que quando vai projetar o próprio cantinho fica na dúvida por qual caminho seguir”, comenta. 

Tanto cuidado e carinho provou-se essencial para que o resultado agradasse a ela e ao marido também. A decoração tem tanto dos dois que lembra muito a do antigo apartamento, “lógico, com texturas, móveis e cores diferentes, mas a essência é sempre a mesma”, revela. Os ambientes ganharam nuances cinzas e azuis, marca registrada da arquiteta, além de um visual bem moderno, limpo e alegre, como esta família. Cada peça de mobiliário, detalhe e enfeite foi comprado com o projeto em mente. “Eu nunca vou à uma loja e compro tudo de uma vez, vou garimpando aos poucos. Tudo o que tenho aqui escolhi com muito carinho!”. Não é à toa que todos os cômodos são utilizados com muita frequência! Cada cantinho é palco de momentos especiais na companhia um do outro e dos amigos, que são presenças constantes. 

Hora de começar o tour pelo primeiro pavimento desta morada linda! Volta aqui amanhã para conhecer o segundo andar, a área externa e para assistir a entrevista que fizemos com a Gabrielle ;-)

Fotos: Mariana Orsi (arquitetura) | Fernanda Bozza (retratos)

 

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

6 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

3 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago