Categories: DecoraçãoOpen House

OPEN HOUSE | BAIXO E MARIANA



 

O que esperar do lar de um casal que vive e respira arte? Nada menos do que espaços tomados por obras que agregam significados e falam das experiências e valores de seus moradores. Até mesmo as paredes da casa, além de acolher, devem assumir a função de suporte para a sua produção artística e coleções, sendo transformadas em uma espécie de galeria intimista que reúne preciosidades muito pessoais. Lá no sobradinho geminado onde moram o curador e professor Baixo Ribeiro e a artista plástica e arquiteta Mariana Pabst Martins o dia a dia e a arte se misturam dessa forma.

PAREDES GALERIAS, COLEÇÕES, ESCULTURAS E CORES LEVAM CHARME À MORADA.

O imóvel fica localizado em Perdizes, bairro paulistano adorado pelo casal. “Sempre gostei daqui. A casa fica perto de onde era o atelier do meu pai e também do metrô”, explica a artista plástica. O jeitinho particular da região encanta o Baixo e a Mariana por lembrar os bairros antigos. Lá, a vida parece se desenrolar sem pressa. As pessoas se conhecem, as contruções residenciais e comerciais convivem lado a lado e as tradicionais feiras desenbocam em frente às casas, convidadando todos os moradores a desfrutarem do espaço público.

 

 

Para o casal, decorar os ambientes da casa foi muito divertido e feito sem pressa ou perfeição. No entanto, Mariana considera o processo como algo contínuo, que vai se transformando com o tempo e as vontades dos moradores: “Mudo sempre a decoração. Tenho o hábito de trocar os móveis de lugar, pinto as paredes e tento encaixar mais quadros!”.  Ali não há espaço para regras ou modismos. O que impera é um olhar diferenciado para as peças e objetos e a maneira particular de como elas são expostas pelos cômodos. Tanto Baixo como Mariana têm experiência de sobra no assunto: os dois são os fundadores – ao lado do historiador Eduardo Saretta – da Choque Cultural, galeria superbacana que, além de representar jovens artistas, comunica-se muito bem com as gerações mais novas, curiosas em conhecer esse universo, mas de uma forma mais despojada.   

 

 

Os ambientes internos do sobrado são um deleite aos olhos curiosos. Dá para passar horas e horas passeando pelos quadros lindos que recobrem a estrutura e pelas esculturas que tomam as superfícies. Dentro dos móveis reina a enorme coleção de discos de vinil, livros e mais alguns tesouros artísticos da dupla e as paredes receberam ainda mais amor com camadas de tintas coloridas, que vão do amarelo vibrante, ao lilás do quarto do casal. Para deixar a casa ainda mais interessante, única e carregada de memória afetiva, grande parte do mobiliário utilizado foi herdada da família da Mariana: “Não procuro pechinchas de decoração. Complemento os ambientes com pequenas peças que considero especiais”, afirma. Com muitas referências, ideias e arte, esse lar transparece a personalidade de seus moradores como poucos. “NÓS fazemos da nossa casa um lar!”, finaliza.

 

 

Difícil de encontrar uma casa tão única como a do Baixo e da Mariana, né? Adoramos! Veja mais imagens na galeria abaixo e não deixe de conferir os produtos selecionados pelo casal AQUI.

 

Fotos: Julia Ribeiro

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

5 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

2 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago