Categories: DesignInspirações

O ESTILO CHIPPENDALE



 

Você acha que esse negócio de designer ou arquiteto “estrela” é de hoje? Muito antes de Philippe Starck, Zara Hadid ou Tom Dixon sequer existirem, lá em 1754, o marceneiro inglês Thomas Chippendale ganhou notoriedade com seus móveis elaborados e impecáveis. Na verdade sua oficina foi inaugurada em 1749, mas o sucesso viria apenas 5 anos depois com a publicação do livro "The Gentleman and Cabinet-Marker's Director" – uma espécie de manual que acabou se tornando a cartilha do estilo Chippendale, usado desde então. Com o reconhecimento na Europa, suas criações logo foram copiadas e se espalharam pelo mundo.

THOMAS CHIPPENDALE MARCOU ÉPOCA COM SEUS MÓVEIS TRABALHADOS QUE MISTURAM DIVERSOS ESTILOS

A grande sacada de Thomas foi unir referências de diversos estilos já consagrados para criar uma estética única. Então ele misturou um pouco do rococó, do gótico, do clássico… Outro fator que contribuiu para o sucesso de Chippendale foi a qualidade da madeira usada na época e do acabamento que ele fazia. Ele produziu tanto e com tamanhas variações que em certo momento ficou praticamente impossível distinguir o que era uma peça original assinada por Thomas e o que era apenas inspirado em seu trabalho.

 

Os detalhes preferidos do marceneiro eram as pernas curvas, presentes em mesas, cadeiras e às vezes até armários, os pés “pata de leão” e os diversos ornamentos esculpidos, mas ele também se aventurou criando móveis de influência oriental. Atualmente os móveis Chippendale originais podem ser encontrados em antiquários.

 

Agora que você já sabe a história desse estilo, conheça os ambientes da Dumfries House, uma casa na Escócia que possui mais de 50 exemplares originais do designer/marceneiro.

 

Architectural Digest

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

  • Olá Lucila, tudo bem?
    Parabéns pelo blog! Show!
    Gostaria de compartilhar com você uma conquista, consegui finalmente realizar o sonho de uma penteadeira Chippendale, e mais do que isso, consegui também criados mudos e cadeira e banqueta, a coisa mais linda desse mundo. Me add no whatts pra conversarmos, te mando foto de tudo, estou orçando agora uma restauração, pois são peças muito antigas, até gostaria de saber se são originais, mas não sei quem poderia fazer esta avaliação. Mas enfim, deixo aqui meu número, 51 99307.96.86, caso queria conhecer minhas relíquias.
    Grande abraço.
    Caroline Marques.

  • Comprei uma carcaça de uma cristaleira conjugada estilo chipandelle, restaurei e dei um toque moderno pintando uma parte em azul turquesa e conservando algumas partes em madeira pura. Resultado legal. Mas não tenho como postar aqui alguma foto.

  • Se você tem uma peça Chippendale, provavelmente é uma réplica. Existem pouquíssimas que foram feitas pelo moveleiro mas como ele criou um livro com os projetos de cada peça eles se multiplicaram por aí. Muitas vezes feitos a muito tempo atrás mas não originais.

  • Tenho um armário de 6 portas com vidro de cristal desenhado em prata, ele tem o selo original. Tenho tb uma penteadeira com espelhos bissetados que amo!

  • Pessoal boa noite! Estou com algumas peças Chippendale para vender. São relíquias da família de uma vida. Tenho buffet com espelho bisotado, masa e 8 cadeiras com assento de couro, cama de casal e mesinhas de cabeceira, 2 camas de solteiro, penteadeira com luminárias e espelho bisotado, guarda roupa. Caso alguém se interesse, meu telefone/Whats App é 19 98181 2855 - Renata

  • Bom dia.
    Tenho uma cama chipendelle e um guarda roupas patente. Tem interesse em adquiri-los? Muito obrigado

Share
Published by
Casa de Valentina

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

6 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

3 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago