Inspirações

Granilite e Marmorite. O Que São e Quando Funcionam

Resisti até enquanto pude. Evito ao máximo falar de assuntos que viram moda e que diversos outros veículos já falaram ou estão falando, mas quando o negócio esta pegando não tem mesmo como fugir rssss

Vejo muita gente que não é do mercado de decoração comentando daquele “piso antigo com cara de cozinha de avó” que estão vendo pipocar por todos os cantos. Sim é ele, o queridinho da vez, o MARMORITE e também o GRANILITE. Se eu gosto ou se eu não gosto vou deixar para o final do post, quero agora antes te apresentar os dois.

Bom, esses pisos são uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água com partículas de diferentes tamanhos de mármore, granito, quartzo entre outros minerais e foram muito usados na década de 1940 nas áreas de serviços de residências, halls de prédios e outros espaços de grande circulação pois são alternativas de pisos com grande durabilidade e resistência.

Hoje em dia esses pisos voltaram com tudo mas com padronagens e cores diferentes e além de pisos agora são usados também nas paredes, móveis e pequenos objetos de decoração, como mesinhas laterais, vasos e luminárias.

Para vc ver exatamente o que estou falando fiz uma seleção de cenários bem contemporâneos que usam Granilite ou Marmorite. Dá só uma olhada como fica super atual.

Minha opinião é a seguinte: gosto de revestimentos que façam  efeito de textura e não de estampa – abrindo aqui uma raríssima exceção para os desenhos feitos com tacos antigos. Exatamente por isso, prefiro as aplicações mais sóbrias do granilite e do marmorite, como essas usadas na loja Flagship do Valetino em NY assinada pelo David Chipperfield. Dá uma olhada.

Acho os revestimentos com desenhos marcantes, em geral, um pouco cansativos. Tem que saber usar com muito sabedoria para eles ficarem bem bacanas ;-)

Fotos: Atelier Dialect, Marmoreal Black by Max Lamb. Arquitectura G.

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

  • Linda matéria, acostumada de ver granilite só em casa antiga sem nenhuma novidade, realmente fica muito bonito!

  • Gostei muito dos banheiros, tanto o da banheira (colorido), acho que ficou muito original, como o último (cinza) que achei que deu um toque bem diferente e interessante. Também prefiro os mais claros e sóbrios.

  • Nossa,adorei,estou pesquisando plantas e revestimentos para casa,gostaria de construir,tomara Deus, consiga, obrigada pela matéria.

  • Nossa, e pensar que achava horrível antigamente, mas hoje com padronagem e cores diferentes, confesso que achei bem legal !!
    Colocaria sim na minha casa, talvez na bancada do lavabo esses modelos mais coloridos, amei o com fundo preto.. E os mais sobrios, como o cinza e com os recortes maiores, acho que arriscaria no banheiro da suíte ou até mesmo no piso !!
    Prefiro os com recortes maiores..
    Adoro seu Blog Lucila e te acompanho sempre pelo instagram, estou construindo minha casa e suas dicas e inspirações me ajudam muito..
    beeijos

    • Oi Lara,
      Que delícia ler seu comentário! Quando terminar a sua casa mande fotos para vermos :)

  • Meu marido que construiu essa loja!!!
    Ele era diretor de Store Planing da Valentino na época.
    Foi a parte mais complicada do projeto a instação do mármore.
    Fico emocionada toda vez que vejo fotos da loja.

  • Acabei de fazer um projeto para uma cliente onde o piso da cozinha dela é em marmorite verde, não vamos mantê-lo, pois a proposta é outra, mas eu usaria esse material como um detalhe em outro projeto, não demasiadamente pois acho que fica cansativo, mas como detalhe ficaria interessante desde que se faça uma boa composição!

      • Boa Tarde, como está? Tenho interesse em adquirir marmorite, gosto do material... Mas não sei como posso adquirir, pois me encontro em África, concretamente no Maputo. Moçambique. Peço a sua ajuda

  • Bom dia!
    estou encantada com o marmorite, principalmente revestindo escadas, e estou montando um salão de festas e quero revestir duas escadas com marmorite, mas está muito difícil encontrar alguma empresa que faça, alguém pode me indicar alguém?

    obrigada

  • Vi uma cuba quadrada de banheiro nesse material. Será que vale a pena comprar? Me refiro sobre a resistência desse material.

  • Gostei mto dessa tendência de revestimentos desde que vi pela primeira vez, as cores e variações sempre cabem nos gostos de algum cliente. A parte boa são as variedades, escalas e modelos que possibilitam vários estilos. Ainda não usei nos meus projetos, mas estou pensando em inaugurar no meu lavabo. Adorei a matéria. Abraços.

Share
Published by
Casa de Valentina

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

4 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

2 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago