FLÁVIA GERAB RESPONDE | COZINHAS INTEGRADAS



 

Quem não sonha em ter uma cozinha linda, planejada e aberta para o living, como aquelas que andam bombando nos sites e revistas de decoração, né?  No entanto, uma cozinha integrada bem resolvida vai além da simples derrubada da parede que a divide do restante da casa. É preciso escolher com cuidado os revestimentos que serão utilizados para que o resultado fique funcional e visualmente impactante.

 

Para te ajudar com esse detalhe importantíssimo, pedimos para que a nossa nova colunista, a arquiteta Flávia Gerab, respondesse algumas das questões  que recebemos de vocês lá no Instagram e por e-mail também! Prontos para as dicas?

 

 

Estou planejando fazer uma bancada na ilha gourmet substituindo o granito da pia por placas cimentícias polidas. Você vê alguma restrição?

 

Flávia: Como o concreto é poroso acaba não sendo muito higiênico no manuseio dos alimentos. Aí seria legal sempre cortá-los em uma tabua adequada. Outro problema que vejo é que ele mancha fácil. Tem gente que não liga e trata eventuais trincas e manchas como característica do material, mas seria essencial fazer algum tratamento com verniz específico para ajudar (não resolver, ok?) a questão da umidade. Agora, bonito realmente fica! Outra hipótese seria apenas revestir o granito com uma massa cimentícia com “cara” de cimento. Aí, quem sabe, você não precise nem retirar a bancada existente.

 

 

É possível colocar adesivos de azulejo no chão, por exemplo, da cozinha?

 

Flávia: Os adesivos de azulejo são especificados para parede (ou eletrodomésticos tipo geladeira). Para piso eles são muito sensíveis e danificarão rapidinho.

 

 

O epóxi é recomendado para aplicação no piso (da cozinha) e paredes?

 

Flávia: Sim! O epóxi é recomendado tanto para piso como para a parede. Ele é resistente e, como não tem rejunte, não junta bactéria. O importante é saber a diferença entre tinta e revestimento epóxi. O indicado é o revestimento! Só cuidado com a água. Passar um pano molhado com rodo para limpeza é ok, mas jogar um muita água pode danificá-lo.

 

Como, de fato, colocamos resina epóxi? É possível ser sobre o piso existente? Tem que ser uma empresa especializada?

 

Flávia: O revestimento epóxi autonivelante pode ser usado sobre pisos préexistentes (desde que estejam nivelados). Mesmo se tiver o rejunte da cerâmica, por exemplo, ele não aparece na superfície, é um revestimento líquido que seca e endurece e precisa de mão de obra especifica sim.

 

 

O piso vinílico é indicado para cozinha? Pode ser aplicado sobre o piso de cerâmica existente? Ele permite ser lavado?

 

Flávia: Existem pisos vinílicos que são específicos para áreas molhadas e por isso 100% resistentes à umidade. Um que eu costumo indicar é o Aquaclic. Ele tem um padrão que imita madeira e deixa a cozinha “quente”, sabe? Bem aconchegante. Pode ser usado sobre o piso de cerâmica existente desde que ele esteja bem nivelado.

 

 

Queria saber que tipo de piso eu devo usar para integrar a sala com a cozinha. Precisa ser o mesmo modelo? Existe alguma regra que devo seguir?

 

Flávia: Olha, usar o mesmo modelo funciona muito bem porque você acaba tendo a impressão de um único ambiente com cozinha e sala, entende? Agora, se não for usado o mesmo material, indico que não use cores muito contrastantes. Por exemplo, se você tem uma piso de madeira clara na sala e quer um piso prático para a cozinha eu recomendaria um tom (de porcelanato, por exemplo) bege mais queimado. Aí o choque não existe e por mais que sejam dois tipos de revestimentos diferentes eles se harmonizam.

 

 

Gostaram da nossa super consultoria?? Então, fique de olho nas nossas redes sociais que em breve anunciaremos o tema da próxima coluna! Depois disso é só deixar um comentário por lá ou mandar suas dúvidas para carolina@casadevalentina.com.br, que a Flávia irá responder algumas delas a cada 15 dias aqui no blog. ;)

 

Flávia Gerab | Pinterest

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

  • Flávia, minha cozinha é estilo padrão de aptos pequenos de 54m2, agregada à área de serviço, vou colocar revestimento na parede todo branco e liso com brilho, em dúvida apenas nas peças 30x60 ou 30x90, fugindo de rejunte, porém a dúvida tbm sobre o piso, gosto de brilho e não qual cor de piso colocar já que sala é vinílico pátina.
    Obs meus armários são brancos e granito preto na pia e bancada.
    Grata

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

5 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

2 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago