10 2015

Vivendo E Respirando Arte

06 out, 2015 |

Mesmo vivendo boa parte do tempo em Nova Iorque, a proprietária desse apartamento desejava que o seu ninho brasileiro refletisse o seu amor pelo mundo da arte e da poesia. Pós-graduada em política internacional e história da arte e dona de uma coleção extensa de obras de artistas renomados, escolheu atribuir o desenvolvimento do projeto ao escritório Consuelo Jorge Arquitetos. O grande desafio da reforma era transformar o imóvel de 600m2 em um espaço onde o dia a dia em família e a arte convivessem em harmonia. Assim, os ambientes foram compostos por acabamentos e móveis modernos, mas que valorizam o lado aconchegante presente em todo lar. 

O APARTAMENTO GANHOU CARACTERÍSTICAS MODERNAS, PRÓPRIAS DAS GALERIAS. 

A entrada do apê dá o tom do que será visto no seu interior. Uma espécie de túnel de pinus finlandês com fechadura biométrica substitui uma porta convencional e funciona como um elemento de transição entre o lado de dentro e o de fora. O amplo living logo adiante foi escolhido para abrigar as maiores preciosidades da colecionadora, entre telas, esculturas e instalações de artistas como Liuba Wolf, Mira Schendel, Mestre Valentin, Leonilson e Louise Bourgeois. Rodeada pelo sofá de quase cinco metros, criado pelo designer Piero Lissoni, estende-se a “Trança de Cobre”, de Tunga, posicionada bem no centro da sala. Para complementar a beleza das obras, apostou-se em peças de design assinado, como a cadeira de balanço On, de Oscar Niemeyer e a luminária de pé Tolomeo Mega, dos designers Giancarlo Fassina e Michele De Lucchi. 

No escritório, o destaque vai para as estantes pivotantes que, além de abrigarem objetos de arte e livros, funcionam como portas de acesso para o aconchegante e privativo home theater. No entanto, é na suíte master que a moradora sente-se verdadeiramente acolhida. A decoração segue uma linha contemporânea, composta em tons sóbrios, permitindo que os detalhes ganhem evidência, como a fotografia P&B de Claudia Andujar e a sobreposição de tapetes sob a cama. No banheiro, uma única parede de mármore preto contrasta com o restante dos acabamentos brancos. Já o piso de  Cumaru Rústico ajuda a aquecer e fazer do espaço um lugar de relaxamento completo. A filha de 11 anos, que cresceu em torno de arte e design, ganhou um quarto com detalhes coloridos e alegras, mas que segue a mesma linha estética do restante do projeto. Seu banheiro exprime o seu lado princesa, com direito a penteadeira e banheira bem feminina. 

Fotos: Fran Parente

QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.

Fotos: Fran Parente