Uma casa com soluções acessíveis onde cada cantinho foi projetado pensando na rotina do morador, com direito a varanda com churrasqueira, jabuticabeiras no jardim e um banheiro relaxante inspirado nos modelos europeus!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Depois de um longo período trabalhando e estudando em cidades do Brasil e do mundo, o gastrônomo, chef de cozinha e professor Fernando Lopes Ruiz se viu querendo fixar raízes em Paranavaí, no interior do Paraná, sua terra natal e parada do Open House de hoje!

Fernando voltou há quatro anos para sua cidade e, durante uma caminhada, encontrou uma banheira de ferro fundido em uma fazenda da região que o soou como um estalo: construir uma casa. A primeira ideia foi levantar a residência no sítio da família, lugar onde ele cresceu, mas tempos depois ele viu um terreno cheio de pés de jabuticaba e ameixa no Jardim São Jorge, bairro antigo e super arborizado, e teve certeza que ficaria por ali.

Ao longo de todo o processo, incluindo bater o martelo no terreno e idealizar a casa, o chef teve o auxílio de sua prima Isabela Trevizan, que é arquiteta e assina o projeto de arquitetura e interiores da morada de 55m². A sintonia entre os dois fez com que a construção acontecesse a quatro mãos, com a premissa de não derrubar nenhuma árvore existente e marcada por uma base minimalista através do uso de materiais como madeira, cimento e pedras, que são bem acessíveis na região.

Como o Fernando mora sozinho, cada detalhe foi pensado nele e em seu dia a dia; os cômodos são confortáveis, integrados e sem excessos: uma sala de estar, cozinha, lavandeira, banheiro que também pode ser lavabo, quarto, varanda com churrasqueira e um delicioso jardim. A fachada é leve, com linhas retas, pergolado e cactos que remetem à vegetação mexicana. Na decoração, influências do mundo também se fazem presente nas peças colecionadas ao longo das viagens e um banheiro típico europeu, com ducha direto na banheira preta – aquela que ele encontrou na fazenda, lembra? rsss – sobre pedras portuguesas e uma vista verde relaxante.

Que casa aconchegante e com boas energias, adorei fazer o tour por lá! Ah, mais uma coisa. Na pandemia, Fernando se reinventou e começou a fazer jantares para pequenos grupos em sua própria morada. Casa Ruiz Restô é o nome da experiência que reúne pratos maravilhosos na varanda e no jardim, realizados por um anfitrião de primeira, ou seja, mais um motivo para você conhecer o lugar <3

Abaixo tem mais CASAS COM SOLUÇÕES ACESSÍVEIS E LINDAS:

Fotos: Estúdio Paralelo / Divulgação