Em meio ao caos acho o exercício de tentarmos manter a sanidade necessário. Já que estamos em nossas casas, alguns com amigos, outros com a família e outros sozinhos há espaço para buscarmos momentos agradáveis nesses dias. É isso que estamos fazendo aqui em casa enquanto trabalhamos, ficamos com os pequenos, nos informamos e etc. Esse ano a Páscoa cai no dia 12 de abril e por aqui já comecei a confabular sobre como será nosso almoço. Estamos vivendo uma situação bem delicada agora em que o isolamento social – para quem pode – é indispensável, e espero fazer deste post uma inspiração para não deixarmos essa data especial passar em branco.

Pensamos então em uma Páscoa acolhedora, linda, com uma mesa que agradasse as crianças mas que não fosse infantil, e reunimos trabalhos bem especiais e artesanais. Deixo aqui meu muito obrigada à todos que fizeram isso real e, antes de você deslizar o post, desejo que tenha uma ótima Páscoa e que passe bem por essa fase <3

Apertando PLAY no vídeo abaixo você confere a montagem e, deslizando o post, tem todos os detalhes da mesa e do cardápio. Não deixe de conferir ;-)

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

MESA

Você sabe que uma das minhas partes prediletas é pensar na decoração da mesa, né? Assim que imaginei uma mesa de Páscoa lá no comecinho do mês passado não tirava da cabeça os pratos de folhas da Zanatta Casa. Desde a primeira vez que vi essa linha, foi amor a primeira vista pela textura e pintura artesanal, além de a linha ser uma homenagem nostálgica à própria história família Zanatta. As toalhas e guardanapos de linho são da maravilhosa Artenamesa, e os acessórios imbatíveis são sempre D. Filipa <3

Tive a sorte de ter por perto só marcas que gosto muito e me identifico e ando pensando que, para quem celebra a Páscoa, acho que neste ano a data tem um sentido importante e estou pensando em introduzir o tema com o Bento e a Thereza aqui em casa, contextualizando com cenário que estamos vivemos…. A Pixu, que foi responsável por produzir essa mesa linda, também refletiu um pouco sobre:

“Acredito que esse ano passaremos a Páscoa em pequenos núcleos familiares, mas mesmo assim, faça seu almoço, não desanime! Podemos nos reunir e trocar ideias online, e transformar essa data tão especial em diversão. Nessa mesa, trouxemos a floresta para dentro de casa, onde o verde fizesse parte da mesa. Fizemos ao ar livre, mas para quem não tem essa possibilidade, pode usar o musgo como recurso e elementos rústicos para criar essa sensação!” – Claudia Pixu

Fotos: Caca Bratke

BUFFET

Seguindo a ideia da floresta, forramos todo o buffet com musgo do Mil Plantas, marca que conheço há um tempo e que nos atendeu de maneira atenciosa e prestativa. Os acessórios aqui também são D. Filipa, e estão maravilhosos.

Mais uma vez quem ficou responsável pelo menu do almoço foi a Ghee Banqueteria, que preparou pratos deliciosos. No começo de fevereiro, quando o Oghan me contou sobre o delivery de Páscoa que fariam, achei a ideia ótima, admiro muito o cuidado com preparo e com a apresentação que eles têm. AQUI você tem acesso ao cardápio e informações sobre o delivery e, antes das fotos de darem água na boca, um recado do Oghan, sócio da Ghee:

“A importância do nosso delivery nesse momento de isolamento social é muito grande, e estamos tomando todos os cuidados já apontados pela OMS. Nosso quadro de funcionários está mais enxuto, trabalhando apenas três pessoas que moram perto e não dependem de transporte público para se locomoverem, além de termos redobrado a higiene – aspecto indispensável para quem trabalha com cozinha. Prezamos sempre por atender nossos clientes com muita segurança, proporcionando comodidade, praticidade e comida pronta sem preocupação; e torcemos para que, mesmo nesse momento de recolha, possamos celebrar a Páscoa em família e com muito amor!” – Oghan Teixeira (Ghee Banqueteria)

Entradinhas:

  • Cubos de salmão defumado com farofa de pistache e redução de romã
  • Cestinha crocante de camarão com jus de coco fresco
  • Esfera de queijo de cabra com tâmaras em crosta de nuts com especiarias
  • Casquinha de king crab na concha de viera

Cardápio salgado:

  • Salada com pêssego grelhado, figo seco, queijo boursin e castanhas
  • Terrine de shitake com endívias carameladas e lâminas de abóbora
  • Espiral folhado de cogumelos e Brie
  • Torta rústica de camarão com abóbora
  • Postas de bacalhau confitado no azeite de ervas frescas com pupunha ao açafrão e aspargos frescos e tomate
  • Paleta de cordeiro assada ao vinho e mel silvestre
  • Miscelânea de arroz selvagem, branco e cateto ao azeite de nozes

Para adoçar a vida nessa fase de quarentena, o cardápio e fotos das sobremesas:

  • Torta de cacau 70% e crumble de chocolate
  • Semifredo de três chocolates com caramelo toffee ao perfume de laranja
  • Torta de chocolate branco e frutas silvestres
  • S´mores pie

BAR – uma ideia para complementar!

A Ghee Banqueteria apresentou uma ideia bem interessante, montar uma estação de drinks de boas-vindas; a combinação champagne com frutas é refrescante e funciona em qualquer outra data. A cama com musgos do Mil Plantas se repetem aqui com essa ideia de pequena floresta, e encontrei nas minhas pesquisas, o trabalho incrível do Ateliê Pano de Fada, onde encomendei esses coelhinhos maravilhosos e cogumelos. Gosto demais de trabalhos de feltragem, são objetos que levam um bom tempo e uma dedicação artesanal que me agrada demais. Olha só como ficou:

Concepção: Casa de Valentina
Produção: Chez Pixu
Fotos: Caca Bratke
Buffet: Ghee Banqueteria
Louças: Zanatta Casa
Acessórios da mesa: D. Filipa
Toalha de mesa e guardanapos: Artenamesa
Musgo: Mil Plantas
Coelhos de feltro: Pano de Fada por Renata Didone
Flores permanentes: Kero Novidades