Você já foi a uma casa e logo na entrada sentiu um aroma bom e uma energia positiva? Essa atmosfera convidativa tem uma relação direta com os moradores da casa, a forma como convivem, a maneira como decoram os ambientes e o prazer que sentem em receber. Mas essa sensação de acolhimento, de estar num espaço harmônico, pode também ter outra explicação: o uso de plantas.

Mas por que as plantas trazem boas energias para os ambientes?  As plantas são seres vivos, têm capacidade purificar e melhorar a qualidade do ar, funcionam como uma barreira contra as irradiações eletromagnéticas, e ainda podem repelir ou transmutam as energias de uma casa. Esse processo acontece por meio do campo energético delas. Tudo que tem vida vibra e essa vibração interfere na energia dos ambientes e das pessoas.

Mesmo antes de ser arquiteta e paisagista, eu sempre gostei de ter plantas e arranjos florais dentro de casa. Além de deixar mais bonita e inspiradora, as plantas me trazem alegria e limpam a energia. Adoro as árvores frutíferas como a pitangueira. Ela atrai pássaros e isso me traz muita alegria, bem-estar e paz interior.

Sempre achei que uma casa sem planta é uma casa sem vida.

Até no banheiro eu gosto de colocar uma planta ou um arranjo de flores. Aliás, esse é o ambiente da casa que mais precisa de purificação, pois ali fazemos nossa higiene pessoal.

Manter plantas em sua casa pode trazer confiança, otimismo, valorização pessoal, autoestima e segurança interior para os moradores e visitantes. E, claro, se você estiver bem internamente atrairá energias positivas e prosperidade para sua vida pessoal e profissional.

Compartilho aqui uma listinha de plantas que eu gosto e suas características energéticas:

Via Google Imagens

Alecrim  (Rosmarinus officinalis)
Como age – É uma erva que tonifica pessoas e ambientes. Considerada também um poderoso estimulante natural, favorece as atividades mentais, estudos e trabalho. Aumenta o ânimo e a vitalidade das pessoas.
Como cuidar – Deixe-a no mínimo quatro horas por dia em contato direto com a luz solar e mantenha o solo úmido, mas sem encharcar.

Árvore da felicidade macho e fêmea, plantas juntas no mesmo vaso – Via Pinterest

Árvore da Felicidade (Polyscias fruticosa)
Como age – Seu nome já diz: é uma planta que traz alegria e boa sorte. É um filtro da felicidade da casa e, quanto mais ela crescer, mais significa que a atmosfera do ambiente vai bem.
Como cuidar – Trata-se de um arbusto ornamental, que pode ser utilizado em local bem iluminado, sempre a meia sombra. Gosta de solo úmido, mas não encharcado.

Via Google Imagens

Azaleia  (Rhododendron simsii)
Como age – Com arbustos de folhagem verde-escura, suas flores podem ser simples ou dobradas, de cores diferentes como branco, rosa, vermelho ou mesclado. A azaleia é ideal para irradiar o fluxo da energia positiva e harmonizar o ambiente contra energias negativas.
Como cuidar – Deve ser cultivada a pleno sol com regas regulares.

Via Google Imagens

Bambu mossô  (Phyllostachys edulis)
Como age – É uma planta conhecida desde os tempos remotos da China. Representa fortaleza, vida longa e prosperidade financeira.
Como cuidar – O bambu-mossô prefere solos bem permeáveis e férteis, sempre a pleno sol e com boa ventilação. Dificilmente desenvolve o rizoma quando plantado em vasos de interiores. Em jardins, no entanto, seu rizoma produzirá novos colmos e outros rizomas nos três primeiros anos. Em campo aberto, cresce até cerca de 10 a 20 metros em linha reta e vive em média 12 anos. Os exemplares curvilíneos que encontramos à venda são curvados pelas mãos humanas ainda novos para provocar um efeito estético muito interessante.

Via Google Imagens

Bambu da sorte  (Dracena sandariana)
Como age – Também conhecida como Lucky-bamboo, atrai bons fluídos, boa sorte e prosperidade financeira.
Como cuidar – Pode ser plantado na terra, em vaso ou jardim, ou mesmo manter suas hastes na água, sempre à sombra ou meia sombra. É resistente em ambientes com ar condicionado.

Via Google Imagens

Clorofito  (Chlorophytum comosum)
Como age – O clorofito é um eficiente purificador de ar: absorve odores e fumaça e mantém os níveis de oxigênio do ambiente sempre em alta, melhorando a qualidade do sono.
Como cuidar – Cultive em espaços iluminados e mantenha seu solo úmido sem encharcar.

Via Pinterest

Dinheiro em penca
Como age – Esta plantinha atrai dinheiro e, se você recebê-la de presente, a prosperidade virá em dobro.
Como cuidar – O ideal é que ela fique perto de onde se guarda coisas de valor em casa. Se for em um ambiente profissional, deixe-a próxima ao departamento financeiro ou de vendas. Deve ser regada de uma a duas vezes por semana e tomar bastante sol.

Via Google Imagens

Dólar (Plectranthus nummularius)
Como age – Assim como o dinheiro em penca, o Dólar é uma planta que atrai dinheiro e prosperidade.
Como cuidar – Gosta de ambientes a meia sombra, mas pode ser mantida em ambientes bem iluminados. A rega deve ser frequente.

Via Google Imagens

Espada-de-são-jorge  (Sansevieria trifasciata)
Como age – É uma planta de proteção espiritual. A tradição diz que os vasos dessa planta combatem maus agouros e maus espíritos. Conta-se que, ao livrar o ambiente dos maus espíritos, olho gordo e energias negativas, a planta atrai também coragem aos integrantes da família onde se encontra. Muita gente a utiliza em banhos de limpeza espiritual a fim de afastar a inveja.
Como cuidar – Deve ficar na porta da entrada da casa, mantendo a pleno sol ou a meia sombra. Sua rega deve ser moderada: evite regar demasiadamente e deixe a terra secar bem antes de regar novamente.

Via Carol Costa

Lavanda – (Lavandula angustifólia)
Como age – Planta de limpeza energética. É excelente protetora contra as invejas, olho gordo e energias ruins.
Como cuidar – O ideal é colocá-la na entrada de sua casa a pleno sol. Mantenha regas frequentes, mas sem encharcar.

Via Google Imagens

Lírio-da-paz – (Spathiphyllum wallisii)
Como age – Purificador do ar, ajuda no equilíbrio do ambiente e combate pensamentos ruins. Atrai paz e pureza para o ambiente. Limpa as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos celulares e eletroeletrônicos.
Como cuidar – Para mantê-la saudável, procure deixar a terra sempre úmida.

 

Via Google Imagens

Louro (Laurus nobilis)
Como age – Está relacionada com o êxito financeiro e nos negócios. Fortalece as energias dos espaços da casa e ajuda a equilibrar suas emoções.
Como cuidar – Deve ser colocada na porta da entrada de sua casa ou negócio, sempre a pleno sol. Exige regas moderadas e solo levemente úmido.

Via Google Imagens

Violeta-africana (Saintpaulia ionantha)
Como age –Suas folhas verdes e redondas ajudam no relaxamento e purificam o ambiente. Suas flores iluminam o espírito, transmitindo tranquilidade e segurança interna.
Como cuidar – Mantenha em local bem iluminado, com regas moderadas, deixando o solo úmido sem encharcar.

Muito além do jardim

Pode parecer estranho, mas as plantas, na verdade, nos escolhem. Quando for numa floricultura, feira ou loja especializada, pense naquilo que deseja profundamente. Certamente, o seu olhar se atrairá por determinada planta.

Em casa, as plantas ornamentais podem ser usadas no jardim ou no interior em vasos. Também é legal manter sempre um arranjo de flores dentro de casa. Que tal escolher uma flor que você goste muito e criar seu próprio arranjo? Nesse momento, novamente mentalize uma intenção, um desejo, um sonho…

Todo tipo de planta beneficia o ambiente de alguma forma. O mais importante é que esteja saudável e seja regada e nutrida na medida certa para que fique sempre com boa aparência. Uma planta bonita traduz que a energia de sua casa está saudável.

Resumindo… Cuide de suas plantas e da sua energia com um olhar otimista e tranquilo. Se você conseguir manter uma frequência positiva na sua casa e nos seus pensamentos, sempre vai atrair boas energias e boas vibrações para a sua vida. E será uma grande alegria estar perto de uma pessoa como você!