Hoje volto para te contar mais detalhes sobre o apê localizado no bairro de Higienópolis aqui em São Paulo, do Theo Rocha, que é pauta do Open House dessa semana! Se você leu a primeira parte, sabe que o arquiteto Gil Mello é amigo do Theo desde a infância e assina a arquitetura e interiores do apartamento.

A morada de 216m² passou por uma reforma completa que durou aproximadamente 11 meses, tempo em que a amizade entre morador e arquiteto foi fundamental para enfrentar os desafios que uma obra dessas têm. No quesito projeto, a distribuição do layout foi simples, mas estabelecer uma linguagem contemporânea e bonita, usando materiais com acabamentos rústicos e que precisavam deixar o ambiente agradável, foi um desafio. A solução que o Gil encontrou, foi misturar o piso de madeira de demolição e a parede de concreto ripado, com materiais mais refinados, como a marcenaria laqueada e os objetos de décor importados que o Theo traz das viagens:

“Esse apartamento tem uma coisa bonita que, ao mesmo tempo em que temos linhas precisas, temos o rústico dos materiais. São opostos que criam equilíbrio.”

Alguns fatos recorrentes em quase todas as obras também devem ser levados em consideração. O Gil me falou que um dos desafios na hora da reforma foi gerenciar cronograma, valores e expectativas, e ainda ter que cumprir uma série de exigências do síndico, para que a obra servisse de modelo para os demais moradores e suas reformas futuras. Arquitetos e designers de plantão que já passaram por isso, me conta aqui nos comentários! rsss

Em linhas gerais, posso afirmar que minha ida à casa do Theo foi uma imersão no universo artístico por parte dele, e um mergulho profundo em soluções de arquitetura e design vindos do Gil, ou seja, uma experiência daquelas que adoro e extraio o máximo de informações:

“Cada um tem sua pira e o Gil é muito detalhista. Hoje eu vejo como tudo que ele detalhou faz sentido e diferença no dia-a-dia da minha família.”

Deixei aqui embaixo o vídeo que fiz por lá, com uma entrevista divertida junto à essa boa dupla de amigos! Aaah, e não deixa de ver as fotos da área íntima do apê em seguida, abs!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Rafael Renzo