03 2015

Open House | Ricardo Ribenboim

16 mar, 2015 |

 

Casa de artista costuma ser uma obra de arte à parte, não é verdade? A de hoje – que encontramos no site da Marcelo Montoro Imóveis Diferenciados – não poderia ser diferente, já que foi construída há mais de 20 anos para abrigar o gestor cultural, arquiteto, designer e artista plástico Ricardo Ribenboim e sua família. A sua história, no entanto, teve início antes mesmo do casal pensar em um projeto ou ter local onde construí-la… Tudo começou com uma enorme porta de pinho-de-riga adquirida por eles em uma demolição no bairro de Higienópolis, em São Paulo: “A gente nem sabia onde ia morar, mas já tinha porta!”, brinca Ricardo.

A CASA ABRAÇADA PELO VERDE É UM VERDADEIRO OÁSIS URBANO.

O terreno de 463 m², localizado em frente a uma praça em Alto de Pinheiros, encantou a família em busca de um refúgio tranquilo: “Aqui você acorda ao som dos pássaros, das revoadas de papagaios, maritacas… Isso é muito bonito”, conta. No entando, a casa precisava comportar, sem exageros e de forma acolhedora, o estilo de vida dos seus moradores que tinham o habito de receber muitos amigos. Assim, o projeto valorizou as áreas de sociais, voltadas para a convivência, enquanto os quartos foram pensados como ambientes funcionais, que deveriam ser utilizados apenas nos momentos de descanso.

 

Decoração de: Detalhes; estátua figurativa; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; SOFÁ CINZA; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; parede galeria; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; parede azul; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; aparador de madeira; Casa de Valentina

 

“Essa era a minha última oportunidade de ter uma casa de estrutura metálica”, conta Ricardo. Seu pai era dono de uma fábrica do material, mas estava prestes a vendê-la e se aposentar. Antes disso, ofereceu ao filho a matéria-prima para a construção da sua futura morada, que ganhou, portanto, paredes e janelões envidraçados. Apesar da transparência da arquitetura e a relação de integração que se forma entre os ambientes internos e externos, o imóvel bem planejado mantém sem dificuldades a privacidade dos moradores.

 

Decoração de: Biblioteca; ventilador cobreado; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de televisão; pufe redondo amarelo; Casa de ValentinaDecoração de: Biblioteca; estante de marcenaria baixa; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; escultura; Casa de Valentina

 

A grande maioria dos móveis que compõe os espaços da casa já pertencia ao casal, que após a mudança, decidiu complementar a decoração com algumas peças de marcenaria, como as estantes da biblioteca e o rack da sala de televisão. A vasta coleção de obras de arte também ganhou lugar cativo nos cômodos, valorizadas pela própria arquitetura. “Temos amigos que produzem obras, são artistas, ceramistas, e com certeza a gente sempre ganhou e comprou muita coisa. Ao logo dos anos, a gente foi montando a nossa coleção e o que a gente mostra aqui é um recorte mais voltado à figura humana”, explica. A combinação de todos esses detalhes contribuiu para o astral leve e único que percorre a casa e que a transformou em um lar de verdade.  

 

Decoração de: Sala de estar; almofadas estampadas; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; obra de arte; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; porta redonda; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de jantar; centro de mesa de cerâmica; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Quarto de casal; cabeceira de couro; Casa de ValentinaDecoração de: Jardim; espreguiçadeira de madeira; Casa de Valentina

 

Uau!!! A casa do Ricardo é realmente incrível, né? Arquitetura, design, arte e muita personalidade em um só lugar. Bom, se você também amou espiá-la, veja mais imagens na galeria abaixo! Ahh, e não deixe de conferir a seleção de produtos feita por ele AQUI!

 

Fotos: Julia Ribeiro