07 2014

Open House | Piu Afonseca

21 jul, 2014 |

 

Por fora, o edifício no bairro do Brooklin nada tem de especial. Olhando a sua fachada fica quase impossível imaginar que um de seus apartamentos possa ser tão original e moderno como o de Piu Afonseca, publicitário apaixonado por São Paulo. O encontro com sua atual morada aconteceu há cerca de quatro anos, enquanto procurava o apartamento ideal sem muito sucesso: “Um dia, andando pelo bairro, vi que tinha um apartamento a venda aqui. Liguei para a imobiliária e agendei a visita. No momento em que entrei pela primeira vez, já tive a certeza que era "o" lugar”, conta.

A ORIGINALIDADE DO DÉCOR TRANSFORMOU O APÊ EM UM LUGAR PRÓPRIO PARA FESTAS.

Apesar de mal cuidado, Piu conseguiu enxergar o potencial do imóvel, de 78m², e com algumas mudanças aqui e ali pode finalmente chamá-lo de lar. No total, o quebra-quebra durou seis meses, mas mesmo antes do início da reforma o publicitário já estava com a mão na massa. “Ia pesquisando, separando coisas que gosto, tendo ideias, desenhando os móveis e fazendo as coisas aos poucos”, revela entusiasmado. Seu empenho e comprometimento aparecem por todos os ambientes, que não poderiam ser mais personalizados e únicos.

 

Decoração de: Detalhes  - sala de estar; mesa de som; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar - sala de estar; sofá pavão; CAsa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - sala de estar; almofadas; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - sala de estar; bueiro; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar - rack vermelho; Casa de Valentina

 

De comum o lar de Piu não tem nada, já que foi inteiramente planejado para comportar suas famosas festas entre amigos. Tanto é que ao entrar no apartamento – carinhosamente apelidado de “apêbalada”- damos de cara com a mesa de som, toda equipada e pronta para a próxima noitada. As surpresas continuam pela sala de estar: duas paredes foram completamente revestidas com o padrão das calçadas de São Paulo e um bueiro foi instalado no meio do cômodo! Tanta inventividade faz parecer que a cidade invadiu o interior do apartamento, trazendo todas as suas características urbanas com ela.

 

Piu considera a "parede-calçada" sua solução mais criativa. A homenagem à cidade que tanto ama aconteceu por acaso: “Um dia fui comprar azulejos hidráulicos para a parede da pia da cozinha e vi que vendiam os ladrilhos da calçada de São Paulo. Resolvi comprá-los pra colocar na parede, mas não da cozinha, e sim da sala!”, explica. Com os ladrilhos aplicados no living, a cozinha acabou ganhando novo e especial projeto feito pelo morador: um painel de pedaços de cardápios que colecionava desde os 15 anos. 

 

Decoração de: Detalhes  - mesa lateral; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de solteiro - cama móvel; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de solteiro - rede; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar - corredor; Casa de Valentina

 

Como se pode imaginar, o bueiro também tem história. “Não lembro exatamente o porquê, mas durante a obra tive a ideia de colocar um bueiro no meio da sala. Uma amiga pesquisou, fuçou e encontrou a empresa de fundição que fornece para a prefeitura de São Paulo e para a Sabesp”. Outro clássico do "apêbalada" é o "lounge-contêiner". Isso mesmo… No apartamento existe um espaço de relaxamento dentro de um contêiner, com direito a cama feita de paletes, futon e home theater! E não é que a ideia deu certo? A estrutura foi encomendada a um serralheiro – já que um contêiner de verdade era muito caro e pesado demais para ser instalado dentro do prédio.

 

“Já teve entregador de chopp que perguntou se aqui funcionava um bar ou uma balada. Já teve fornecedor que achou um absurdo a Sabesp passar esgoto no meio da minha sala, além de um monte de gente que, nas festas que eu faço, fica surpresa por saber que aqui mora alguém. Enfim, é um apartamento um tanto diferente, mas, por ser exatamente do jeito que eu gostaria que fosse, pra mim, é o lar perfeito. Não tem lugar que eu me sinta melhor do que aqui.”

 

Decoração de: Detalhes  - estante de escada; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha integrada - bancada; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - cozinha; painél; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - choppeira; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de televisão - contêiner; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - caixa de cerveja; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes  - sofá de paletes; Casa de Valentina

 

Isso é que é apê moderno, né? Curtiu e quer se inpirar mais? Então visite nossa galeria abaixo recheada de fotos do "apêbalada"! Ahhh, se você quer ter um pouquinho do estilo urbano e super descolado na sua casa, aproveite e confira a seleção de produtos do Piu AQUI!

 

Fotos: Julia Ribeiro