Uma casa livre de barreiras é um convite para momentos compartilhados. O apartamento da ceramista Fernanda Corvo – estrela do episódio de hoje da nossa websérie que tem o apoio da Votorantim Cimentos – exemplifica com perfeição essa máxima e ainda nos inspira a utilizar o cimento como um elemento vivo, que vai mudando conforme a casa se transforma.

“É impressionante como um elemento decorativo mudou a configuração do estar em família e a qualidade das nossas relações”.

Quando a Fernanda foi visitar o apartamento pela primeira vez, logo se encantou pelos janelões que deixavam a luz inundar a sala e pela planta do imóvel, muito bem distribuída e versátil. Só tinha um detalhe que ela gostaria de mudar: a antiga moradora havia aberto o segundo dormitório para o living, mas para ela fazia mais sentindo voltar com a disposição original e montar naquele ambiente uma sala de televisão privativa. E sabe como que ela fez esse fechamento? Construindo uma parede de concreto aparente! “Eu gosto de elementos com concreto e cimento. Apesar de ter uma ligação com o artesanal, eu me identifico muito com São Paulo e com essa estética urbana”, conta. Ela curte tanto o material que também incluiu no projeto uma bancada de cimento. Com visual super contemporâneo e brutalista, o móvel funciona como um bar e apoio para a sala de jantar.

A Fernanda considera que o cimento carrega em si uma qualidade mutante, assim como ela. Apesar de resistente, ele não é estático. Ganha com o passar do tempo algumas manchinhas e trincas que a moradora enxerga como parte da história da casa. Hoje, a parede de concreto já não serve como divisória. Ela foi promovida a elemento decorativo depois que a Fernanda decidiu integrar novamente a sala de TV com o living. E a bancada também ganhou nova função: “aos poucos, fui abrindo espaço pra mim. Comecei a usar a bancada de cimento para amassar a argila! Ela tem uma altura boa e era tudo bem manchar ou riscar. É muito bom porque não gruda, seca rápido e é pratico”.

Fotos: Rafael Renzo

Vídeo: VCA Filmes

Veja a entrevista completinha que fizemos com a Fernanda e a Flávia D’Angelo, arquiteta responsável pelo projeto:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept