Integração Na Medida

Home  /  Projetos  / Integração Na Medida
05 2015

Integração Na Medida

26 maio, 2015 |

Sabe aquele velho ditado “Casa de ferreiro, espeto de pau”? Digamos que ele definitivamente não se aplica ao apartamento do arquiteto Marcelo Nunes, sócio de Thais Aquino e Luis Bernardini no escritório DT Estudio. Bem localizado, o imóvel fica no bairro do Jardins, em São Paulo, cercado por uma vizinhança agitada e de fácil acesso.

Na primeira visita ao apartamento Marcelo se deparou com uma planta cheia de divisões e espaços perdidos. Ou seja, ele logo soube que enfrentaria uma obra pesada pela frente, com direito a muitas paredes demolidas e troca de revestimentos. O hall de entrada e a copa desapareceram por completo e tornaram-se parte do agora amplo living. A cozinha linear também perdeu divisórias para que pudesse ter uma ligação direta com a sala de jantar, sem paredes ou bloqueios visuais.

Ao invés de tentar apagar as marcas da grande reforma, o morador decidiu assumir esse passado mantendo pilares e vigas no concreto bruto, sem acabamento. Em contraste com os painéis de madeira, esse elemento arquitetônico traz um “quê” brutalista ao projeto. Parte cozinha, parte biblioteca, o cômodo multiuso ganhou materiais nobres que o fazem ser também considerado uma área social. Azulejos com estética retrô arrematam o cenário — usado com frequência pelo casal, que aprecia culinária.

Cores sóbrias foram usadas para delimitar funções e destacar volumes, como o verde que se estende da parede ao teto do estar, o lavabo (inclusive a porta) em cinza chumbo e o restante em um tom mais clarinho da mesma cor. Algumas peças de mobiliário já pertenciam ao acervo pessoal do arquiteto, enquanto outras foram garimpadas em antiquários e feiras do gênero. Na parte íntima, dois quartos foram unidos para formar a suíte principal, garantindo muito mais conforto no dia a dia.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

null

Profissional:

2019-07-05T13:31:51-03:0026, maio|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo