O que difere uma casa ou apartamento de um verdadeiro lar é a personalidade, o conforto e os momentos que compartilhamos nesse espaço junto a pessoas queridas. E já que realizamos atividades distintas em cada ambiente do imóvel, isso precisa ser considerado na hora de definir a iluminação ideal.  

Mais do que lustres e lâmpadas, com diferentes materiais, o que importa é harmonizar para que o conjunto reflita seu estilo e atenda as funcionalidades necessárias para o seu dia a dia.

Aqui vamos apresentar tudo o que você precisa saber se deseja a iluminação ideal!

Ficou interessado? Então vamos juntos visitar cada ambiente para saber os cuidados e dicas imperdíveis, tudo de maneira bem simples.

Iluminação da cozinha e lavanderia

Para evitar a fadiga da visão, aqui você deve priorizar uma iluminação uniforme. Por isso, deve evitar variações de tonalidades, já que no preparo dos alimentos é importante que não haja distorção das cores.

A temperatura da cor pode ser medida em graus Kelvin (K), onde os valores menores correspondem ao tom amarelado e os maiores ao tom branco azulado.

Nas bancadas, opte por lâmpadas incandescentes com alto IRC (índice que mede a fidelidade na reprodução das cores), pelo menos acima de 80%.

Também existem as lâmpadas halógenas, que possuem o IRC 100. Mas você precisa considerar que além de maior consumo de energia, elas emitem muito calor.

Durante o dia, aproveite ao máximo a iluminação natural. Janelas e telhas de vidro e outros materiais transparentes são grandes aliados.

O sentido de insolação é muito importante, já que dependendo da localidade, a incidência excessiva de luz solar vespertina pode ser desconfortável, além de aquecer o espaço.

Se o jantar for servido no mesmo espaço, luminárias suspensas podem dar um toque de elegância, destacando a mesa do conjunto. A distância da fonte de luz deve ser de aproximadamente um metro.

Na lavanderia, vale a mesma regra quanto à fidelidade das cores. Mas pode utilizar lâmpadas LED ou fluorescentes.

Além de identificar com facilidade possíveis manchas nas roupas, também será necessário haver luz bastante para não atrapalhar a limpeza do ambiente.

Iluminação da sala de estar

Chegamos ao local da casa onde conforto, estilo e personalidade ficam mais evidentes. Seja para aproveitar momentos de descanso ou receber os amigos, a iluminação ideal na sua sala deve ser aconchegante.

Aproveite a liberdade para ser criativo, combinando diferentes fontes de luz indireta, usando anteparos, lustre, abajures, etc.

Incorpore elementos divertidos, podendo usando a lâmpadas dicroicas para dar destaque a plantas, peças de artesanato, quadros ou texturas na parede. Vale ser descolado, mas nunca esquecendo de manter um conceito harmônico.

Iluminação do escritório

No espaço onde o foco é ser produtivo, a iluminação ideal precisa ser discreta e ajustável a suas necessidades.

Use a luz para dar destaque a elementos importantes, como uma estante de livros, um troféu, porta retratos, etc.

Se você é daqueles que utiliza muito o computador, uma luz fraca pode prejudicar sua visão.

Mas, por exemplo, quando está relaxado na poltrona ouvindo música ou imerso na leitura de um livro, uma fonte de luz secundária que esteja mais próxima é a condição ideal.

Também haverá momento no qual receba um convidado, seja para um diálogo intelectual, artístico ou mesmo tratando de negócios. Nessas situações, é mais adequada uma luz indireta, mais intimista.

Para equilibrar todas essas nuances, a dica é ter diferentes pontos de luminosidade, de preferência que o principal seja ajustável.

Iluminação do quarto

Sempre que possível esse cômodo deve ter a incidência do sol da manhã. É algo que vai colaborar para seu relógio biológico, favorecendo um despertar natural e energizado.

Mas quanto à iluminação artificial, mais demandada no período noturno, deve ser leve e agradável. Você pode usar luminárias ou o teto como rebatedor. Por exemplo, com um acabamento em gesso.

Além de uma fonte central, de cima para baixo, aposte em luminárias divertidas ou abajur junto à cabeceira da cama se gosta de ler antes de dormir ou quiser se levantar no meio da noite, quando seus olhos não estão confortáveis com o excesso de claridade.

Também evite eletrônicos ou outras fontes luminosas contínuas, que não possam ser desativadas na hora de dormir (quando a maioria das pessoas prefere manter o ambiente totalmente escuro e sem ruídos).

Mas vale a pena conhecer aparatos para o controle de intensidade da luz, como o dimmer, no qual você define o ajuste de maneira similar ao volume de um equipamento sonoro.

Além disso pode aproveitar a possibilidade de efeitos luminosos diferenciados para ocasiões íntimas do casal. Mas, nesse caso, a sutileza deve estar presente para manter o bom gosto.

Iluminação do banheiro

Planejar adequadamente a iluminação do banheiro pode garantir um toque de personalidade. Pode não parecer, só que mesmo sendo um ambiente menor, há inúmeras variáveis a considerar na iluminação ideal.

Por exemplo, se a pessoa tem uma banheira relaxante, cai bem uma luz indireta que não seja muito intensa. Mas se costuma se depilar no box do chuveiro, precisa de mais claridade para esta tarefa.

A bancada do espelho também merece grande atenção. Costuma ser onde o homem faz a barba ou a mulher se maquia. E também onde ambos dão os retoques finais no cabelo antes de sair.

Por isso, além da iluminação central, que pode ser LED ou fluorescente, use lâmpadas variadas, com diferentes intensidades para destacar detalhes importantes. Na bancada, opte por lâmpadas de pelo menos 4000 K e alto IRC.

Consulte um especialista para ter a iluminação ideal

Você viu que abordamos brevemente aqui diversas questões onde fica evidente que a iluminação de cada ambiente da sua casa repercute em atividades do seu cotidiano.

O tema iluminação sempre está em pauta no Casa de Valentina, para que você possa conferir projetos inspiradores. Muitas vezes pode até descobrir facilidades que sequer conhecia, ou detalhes que fazer grande diferença para seu conforto.

E para dar ainda mais personalidade ao projeto luminotécnico da sua casa, nossa recomendação é que procure um arquiteto ou designer de interiores para te ajudar a não cometer deslizes técnicos em situações específicas.

Se você gostou das dicas ou surgiu alguma outra dúvida a respeito, compartilhe conosco deixando seu comentário abaixo. Nossa equipe ficará feliz em respondê-lo.

Obs: todas as fotos que ilustram esse post são de projetos da Denise Barretto, que geralmente assina suas obras com o projeto luminotécnico do Guinter Parschalk.

Sou uma pessoa que não tenho “medo das sombras” rsss Para mim, quanto mais suave a iluminação, mais acolhedor e aconchegante é o ambiente. Exatamente por isso sou fã da iluminação dimerizada em tudo, abajures, teto, paredes e chão. Além disso, entendo abajures, pendentes e outros tipos de luminárias como elementos fortes de uma decoração, então sempre prefiro um projeto luminotécnico que privilegie esse tipo de luz ao invés de projetos que trabalhem somente com embutidos, por exemplo.

Para finalizar acredito piamente que uma peça statement, aquela que marca e dá o tom de toda a decoração, seja algo que passa de geração para geração, como uma obra de arte ou um bom tapete. Mais um motivo então para que, além de conhecer as funcionalidades e a maneira correta de se iluminar cada ambiente você também conheça os melhores designers de iluminação do mundo para estar atento ao que vai comprar.