Ultimamente pareço monotemática com a questão da Casa Cor mas é por uma motivo bastante simples: acho um programa IMPERDÍVEL. Nem todos os espaços que estão lá fazem o meu estilo, fato. Mas este ano todos os profissionais deram o seu melhor, o que significa que conseguimos tirar sempre algo de proveitoso de cada espaço, além de ser um passeio agradável, claro.

Mas…com absoluta certeza me absorvem os projetos que conseguem contar uma história redonda e rica, o famoso e tão badalado storytelling. Poucos viu, poucos profissionais apresentam um discurso denso, com  conteúdo realmente novo e interessante e é impressionante como isso reflete no resultado final do trabalho. 

Bom, tô te falando isso pois semana passada fiz 1 hora de “tour guiado” com o Roberto Migotto dentro do espaço que ele assina na Casa Cor, o Hiad Bontempo. O projeto é esta impecável, inteligente, diferente e lindo. 

Caso você não saiba os hiads são típicas casas marroquinas, tradicionalmente são construções com patios internos e muradas, ou seja, quando você passa por fora não percebe muito bem a casa, e é exatamente isso que acontece no Hiad projetado pelo Migotto, com a diferença que este não é um riad óbvio, é um projeto contemporâneo, que tem, de acordo com o próprio “um perfume marroquino”. 

Algumas coisas me impressionaram demais, em primeiro como o arquiteto conseguiu com maestria trabalhar muxarabis de um jeito tão atual e usando 100%  de força fabril da Bontempo – que depois desse Hiad nem quero mais falar que trabalham com móveis planejados, pois o nível de customização que chegaram é realmente de tirar o chapéu. Em segundo como conseguiu traduzir uma arquitetura tão marcante em traços contemporâneos e que poderiam estar em qualquer lugar do mundo e em terceiro a dupla que se repete com maestria Migotto + Orsini que assina o projeto paisagístico da casa. 

No Stories eu mostro melhor os detalhes, que realmente são de impressionar. Para vc ter uma ideia a muxarabie na porta de entrada da sala de estar tem 5 camadas de porta de correr, o desenho em diagonal na pedra da bancada da pia conversa com o desenho do batente da porta de entrada do quarto, a estante de uma das salas foi inteira customizada para receber a iluminação feita sob encomenda para o espaço, enfim… nada pronto de prateleira, tudo pensado nos detalhes para proporcionar uma das experiências mais interessantes da Casa Cor 2018.

A Bontempo não poderia ter feito uma parceria melhor para comemorar os 35 ano da marca. O Riad Bontempo é um dos pontos altos da mostra.

Fotos: Marco Antonio