Vocês perguntaram e, como prometido, a arquiteta Flávia Gerab te conta aqui como desenvolver a iluminação da sua casa de um jeito interessante. Nós sabemos que essa é uma questão constante que vai além dos projetos mais elaborados que necessitam de obra. Muitas vezes ficamos na dúvida de como dispor as luminárias e abajures para criar um clima intimista na sala ou então como valorizar detalhes da decoração usando esse artifício super bem-vindo. Confira agora os truques e sugestões da Flávia para algumas perguntinhas certeiras que recebemos de vocês:

 

Decoração de:

 

@alves_isabella: Como escolher o tipo de lâmpada para cada ambiente?

 

Flávia: Oi Isabella! Eu costumo escolher o tipo de lâmpada não por ambiente, mas de acordo com o efeito ou função que ela terá.

 

Por exemplo, nos ambientes sociais costumo usar as lâmpadas halógenas que os deixam mais aconchegantes (hoje em dia existem Leds que substituem essas lâmpadas e são bem mais econômicos). Dentre as halógenas, existem as dicroicas que uso para uma iluminação geral ou para quadros e as AR (48, 70,11) que pontuam bem o objeto a ser iluminado. Gosto bastante da luz que vem das sancas, que pode ser obtida com fitas de Led ou xênon. Tem também as lâmpadas Par que são ótimas para área externa e para espetos de vasos, e as lâmpadas frias ou fluorescentes,  que reservo para áreas de serviço e mesmo assim gosto dela mais amarelada (3.000k) para esquentar o cômodo.

 

Ou seja, devemos pensar na função que a lâmpada exercerá em cada ambiente. Você precisa definir se quer iluminar uma área de trabalho (fluorescente), quadros (dicroica) ou um objeto na mesa de centro (AR). Veja um exemplo abaixo de distribuição de luz:

 

Decoração de:

 

Carmem Ferla: No momento não posso modificar o projeto de iluminação da minha casa. Você acha que com apenas abajures eu consigo deixar os ambientes aconchegantes? Como devo dispô-los?

 

Flávia: Sim eu acho! Eu adoro a luz de abajur e acho que elas são essenciais, mesmo se você tiver uma iluminação top de teto. Pense neles nas mesas laterais de sofás (vale usar nas duas laterais!), criados-mudos, nos aparadores ressaltando uma bandeja bonita, em escrivaninhas e até em estantes. Outra boa solução são as luminárias de piso, que funcionam como os abajures, mas não precisam de apoio. Veja alguns exemplos abaixo em meus projetos:

 

Decoração de: Sala de estar; sofá em L bege; Casa de ValentinaDecoração de:

 

Aqui, uso um abajur para uma escrivaninha e outro para iluminar a bancada de trás:

 

Decoração de: Detalhes; abajur arqticulado; Casa de Valentina

 

Neste projeto, o arquiteto Dado Castello Branco repetiu o mesmo abajur algumas vezes para iluminar a estante:

 

Decoração de: Home office; cesto baú; Casa de Valentina

 

Maria Eugênia: Fiz uma parede inteira de quadros no meu quarto, mas não tenho iluminação adequada. Como faço para iluminá-los?

 

Flávia: Se você tiver forro de gesso, pode criar uma sanca com Led dentro ou uma fileira de dicroicas.  Se não tiver gesso, um trilho com spots de dicroica também funciona:

 

Decoração de: Sala de estar; trilho de iluminação aparente; Casa de Valentina

 

…Mas, estou presumindo que você não queira encarar uma obra, certo? Aí você pode usar a criatividade! Veja essa iluminação com um holofote usado de baixo para cima:

 

Decoração de: Detalhes; holofote como abajur; Casa de Valentina

 

E. Salles: Qual é a melhor maneira de iluminar objetos em uma estante? Faço coleção de Toy Art e alguns deles ficam dentro de caixas de acrílico. A estante é aberta, tipo de biblioteca

 

Flávia: Existem varias formas. Depende muito do efeito que você quer dar! Se você pensa em iluminar todos os objetos da estante, utilize uma fita de Led, como neste projeto abaixo:

 

Decoração de: Sala de estar; estante com LED; Casa de Valentina

 

…Ou então, você consegue uma iluminação mais geral com spots específicos para serem embutidos em prateleiras:

 

Decoração de: Sala de estar; spots embutidos; Casa de Valentina

 

Se a ideia é destacar determinados objetos, você pode usar uma luminária para essa função, com o arquiteto Isay Weinfeld fez no projeto do Fasano:

 

Decoração de: Detalhes; luminárias com clips; Casa de Valentina

 

AMEI!!! As dicas da Flávia são incríveis mesmo! Por isso, já vamos adiantar o tema do próximo Flávia Gerab Responde: Decoração para as paredes!!! Tem dúvidas sobre o assunto?? Então, mande-as para o e-mail [email protected], deixe um comentário nas nossas redes sociais ou fale com a gente através do chat ;)

 

Decoração de:

Flávia Gerab | Projeto de Dado Castello Branco | Projeto de Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes | Pinterest | Projeto de Carola Queiroz e Beth Simón | Projeto de Isay Weinfeld