Categories: ReceberReceber de dia

FAIANÇAS PORTUGUESAS



Para quem não conhece, o nome Faiança Portuguesa até pode lembrar um prato de culinária típica ou uma técnica de bordado, mas na realidade o termo é usado para designar as tradicionais cerâmicas de Portugal, que têm origem nas culturas megalíticas que ocuparam o Ocidente da Península Ibérica milênios atrás. É possível identificar muitas influências distintas nessa arte, como vestígios dos antepassados romanos, árabes, visigodos e celtas. Sim, é uma técnica com raízes longínquas e que por isso mesmo deve ser difundida e preservada.

A Delá, loja cujo acervo reúne relíquias e achados dos quatro cantos do mundo, assumiu a missão de manter viva a história das faianças portuguesas por aqui, trazendo para o Brasil alguns exemplares dessas peças delicadas.

Acredita-se que essas cerâmicas vidradas tenham surgido no século 16, mas foi somente no século seguinte que ganharam notoriedade. E aí vale citar um fato interessante: com as expedições marítimas cada vez mais frequentes, as nações começaram a trocar influências, então as faianças – além de toda a mistura de origens que já tinham – passaram a absorver também elementos da cerâmica chinesa, como desenhos bem miúdos da fauna e da flora. Esse intercâmbio cultural trouxe fortes repercussões nos costumes e nas artes decorativas dos dois continentes.

A princípio as peças exibiam apenas detalhes em azul sobre o branco, porém com o tempo outras cores foram sendo empregadas. Atualmente ainda muito valorizadas, produzidas e consumidas em Portugal, as faianças não são mais fabricadas no mesmo processo de antigamente, mas a maioria das etapas continua sendo manual. As poucas máquinas empregadas não fazem o principal: a pintura delicada, minuciosa e única.

Gostou da aulinha de história da arte? Então visite o blog da Delá e confira mais detalhes sobre as faianças portuguesas: a matéria explica todas as fases de produção das peças, então vale a leitura!

r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
Fotos via Delá

Fotos via Delá

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

Share
Published by
Casa de Valentina

Recent Posts

Cores e estampas | Open House Thaysa Di Martino

Arquiteto: Sergio Pujol Ortiz O apartamento de 240m² no Itaim, em São Paulo, foi totalmente…

2 dias ago

Dicas práticas e inspiradoras para cozinhas pequenas | OMA

Quando se trata de decorar uma cozinha pequena, a criatividade desempenha um papel fundamental para…

1 semana ago

Uma reforma com personalidade | Open House com com Re´gis, Fernanda e Superlimão

Fotos: Maíra Acayaba / Divulgação O apartamento de 150m² no Prédio Saint Honoré, em São…

1 semana ago

Apartamento totalmente reformado | Open House com Fenda Arquitetura e Portinari

Nesse Open House vou te mostrar o apartamento de 135m², Panamby, São Paulo, da Bella…

2 semanas ago

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

3 semanas ago