05 2015

Espaço De Sobra Em Búzios

26 maio, 2015 |

A falta de espaço para acomodar uma família numerosa e os hóspedes que visitam com freqüência foi motivo suficiente para que um casal que já possuía um imóvel em Búzios, no Rio de Janeiro, comprasse o terreno ao lado e construísse uma nova residência, de proporções grandiosas. O arquiteto Toninho Noronha foi procurado no momento em que os primeiros estudos do projeto arquitetônico já estavam encaminhados, dessa forma ficou responsável apenas pelo design dos interiores.

O ponto central da casa é o living, com pé-direito duplo e clarabóias sobre estrutura de madeira que permitem ainda mais entrada de luz natural, que já invade o ambiente pelas altas portas de madeira e vidro fechando uma das paredes. Muitos sofás, poltronas, bancos e pufes garantem o conforto de todos, mesmo em grandes festas e reuniões. Sem querer correr o risco de que o espaço ficasse com cara de casa de pescador, Toninho usou elementos rústicos com muito cuidado, apenas em detalhes como uma das mesas de centro. O móvel foi feito a partir de um tronco de uma árvore caída e foi comprado de um artesão durante uma viagem à Trancoso na companhia dos clientes.

Nas duas extremidades do cômodo, as telas Terra e Lua, de Vik Muniz, chamam a atenção de todos e trazem um pouco de arte para a atmosfera descontraída do litoral. Em outra viagem, o arquiteto foi à Índia com os moradores para garimpar tecidos e móveis exclusivos. Os frutos dessa expedição são os tapetes que cobrem o piso de granito e que foram comprados diretamente do fabricante, que os recebeu na própria casa e seguiu a paleta de cores e as estampas desenvolvidas por Toninho.

Com uma prole tão grande, a sala de jantar precisava de no mínimo 16 cadeiras e espaço livre para a circulação. A solução foi dividir todos os assentos em 3 mesas diferentes, uma de dimensões generosas e outras duas que podem dobrar de tamanho. No aparador, revestido com o mesmo acabamento do piso, foram embutidas chapas especiais de inox com aquecimento para manter as travessas de comida sempre aquecidas. A cozinha principal também exigiu atenção, já que necessitava de muita praticidade e magnitude para comportar tantos equipamentos e utensílios para preparar todos esses jantares.

Um dos maiores desafios desse trabalho foi a quantidade de suítes: 12 ao todo, com a exigência do cliente de que cada uma fosse totalmente diferente da outra. Toninho usou marcenaria elaborada, tecidos, iluminação e muitos outros detalhes criativos para atender a esse pedido. Além disso, realizou cada sala de banho como se fosse a da suíte máster, com materiais exclusivos e design apurado.

r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos: Kiko Masuda

null