Há pouco mais de um mês nós publicamos uma matéria sobre organização da casa com a participação da personal organizer Claudia Moura, estão lembrados?

 

Nessa mesma época um dos leitores do Casa de Valentina nos enviou um email com dúvidas sobre como resolver a decoração e organizar o seu quarto, que fica em um república de faculdade. Essa feliz coincidência nos deu uma ideia: fazer uma matéria estilo “Dúvida do Leitor” com as dicas da Claudia. Então aí vai…

 

Primeiro vejam o email que recebemos do Mateus do Nascimento sobre o espaço:

“Sou estudante e no momento estou morando praticamente em uma república, porém sempre confiro suas postagens para me inspirar. Como faço para receber umas dicas e até mesmo uma ajuda para organizar o quarto? Preocupo-me com o conforto e uma bela decoração, e gostaria de ter um lugar para estudo, para passar os dias e receber amigos e família. Me ajuda?”.

 

 

Agora confira as dicas que a Claudia sugere para o Mateus:

 

"Olá Mateus,

 

O pilar da organização é que todas as coisas (TODAS) tenham o seu lugar. Então o primeiro passo é determinar um local para cada coisa e/ou atividade.

 

De acordo com o seu e-mail você precisa organizar neste ambiente: roupas, sapatos, roupas de cama e banho, livros, televisão, frigobar e computador, certo? E ainda precisa de um espaço para dormir (claro!), estudar, fazer as refeições e receber os amigos!

 

Bem, como você tem poucas roupas e sapatos acredito que um guarda-roupas pequeno, de 2 portas, te atenderia. Quase todas as peças podem ser colocadas em cabides: calças, bermudas, camisas e até camisetas. O que precisa ser organizado em gavetas são suas roupas íntimas, pijamas e meias. E claro, as toalhas de banho e jogos de lençol.

 

Se houver espaço no armário, os sapatos podem ser acomodados lá também. Se não houver, uma boa opção é uma sapateira multifuncional ou mesmo prateleiras abertas para facilitar o acesso a eles".

 

 

"Sendo estudante, você precisa de uma bancada de trabalho. Procure colocar o móvel perto da janela para aproveitar a iluminação natural. Esta bancada pode servir também para fazer as refeições e como apoio quando estiver recebendo seus amigos! Quando pensamos em otimizar espaço, precisamos aproveitar o cômodo na vertical também, então o que der para ser colocado nas paredes, já ajuda. Uma opção é montar uma estante com trilhos e prateleiras, que assim você concentra bancada e livros no mesmo lugar. De repente até a televisão pode caber ali, ou ser fixada com um suporte na parede.

 

Em um ambiente multifuncional, como é o seu, móveis também multifuncionais são muito bem-vindos! Para receber os amigos, você pode criar uma minisala de estar, com sofá-cama e mesinha de apoio + frigobar. Pufes-baú são ótimos, pois você ganha mais um lugar para sentar e ainda aproveita o espaço interno para guardar alguma coisa.

 

E para deixar o cômodo mais aconchegante, não pode faltar uma cortina (ou mesmo uma persiana), tapetes pequenos e uma planta!".

 

 

Você pode achar mais dicas de organização no blog da Claudia: www.claudiamoura.com e no Facebook/claudiamouraorganizer! E se quiser falar com ela ou sugerir um tema para a próxima coluna, entre em contato pelo email: [email protected]

 

Home Dsgn | Homens da Casa | The Marion House Book | FormaPlural | Almost Makes Perfect | Casa Aberta