Charme Na Cobertura

Home  /  Projetos  / Charme Na Cobertura
08 2016

Charme Na Cobertura

17 ago, 2016 |

UMA NOVA COBERTURA 2

Esta é a reforma de uma cobertura do Eiffel, edifício projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950 para um lote na Praça da República, São Paulo. Originalmente caracterizada por uma marquise curva, a cobertura encontrava-se bastante alterada quando o projeto foi iniciado.

Diante do valor histórico do edifício de Niemeyer, o arquiteto Fulvio Roxo Ramos estabeleceu que o projeto deveria revelar a marquise e outros elementos originais. O desafio consistiu em combinar o resgate do desenho de Niemeyer à necessidade de adaptar o espaço a uma nova função, a de abrigar visitantes e familiares de forma independente do restante do apartamento.

UMA NOVA COBERTURA 1 UMA NOVA COBERTURA 6UMA NOVA COBERTURA 3 UMA NOVA COBERTURA 4 UMA NOVA COBERTURA 5

Isto deveria ser feito sem modificar a configuração da atual fachada e da linha de projeção da cobertura devido a uma norma estabelecida pelo condomínio.

A estratégia adotada foi eliminar paredes internas e adições não originais,  que antes compartimentavam o espaço, de modo a revelar um ambiente integrado servido por uma bancada de cozinha numa extremidade, e por um banheiro na outra. Uma cortina permite separar a área do quarto e do banheiro, criando uma suíte na ala oposta à da cozinha.

 UMA NOVA COBERTURA 8 UMA NOVA COBERTURA 9 UMA NOVA COBERTURA 10

Além disso, o antigo forro que antes escondia a marquise foi removido e um novo forro rebaixado foi instalado apenas nas adições de cobertura, expondo a marquise original com seu pé direito máximo e diferenciando elementos originais daqueles adicionados ao longo do tempo.

O piso interno recebeu tacos de nogueira, e a varanda um deck de Cumaru, madeira resistente à chuva. As paredes internas foram pintadas com tintas à base de terra e ao longo da linha dos caixilhos foram instaladas cortinas de linho, o que permite que os moradores possam alternar entre um espaço íntimo e a vista privilegiada da Praça da República.

UMA NOVA COBERTURA 11

Fotos: Marina Rago

Projetos-cadastre-se

Marina Rago

Profissional:

2016-12-02T10:50:42-02:0017, agosto|Tags: , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo