Casa Urbana

Home  /  Projetos  / Casa Urbana
05 2014

Casa Urbana

21 maio, 2014 |

Concreto, tijolinho e madeira. O mix de materiais de texturas interessantes define a arquitetura dessa casa paulistana projetada por Paula Bittar. Da construção antiga não sobrou quase nada, apenas os muros externos, mas na verdade o terreno estreito e comprido foi eleito pela localização: Jardim Paulista, bairro nobre da cidade. Apesar da planta difícil, a arquiteta conseguiu propor ambientes bem iluminados e abertos, que tiram máximo proveito da metragem disponível. A nova residência totaliza 350m² distribuídos entre dois andares + cobertura e uma edícula nos fundos.

O TERRENO ESTREITO E COMPRIDO FOI COMPENSADO PELA ARQUITETURA BEM PLANEJADA

Os proprietários queriam uma fachada marcante, mas ao mesmo tempo discreta e que preservasse a intimidade da casa. Foi então que Paula sugeriu o revestimento de tijolos de demolição e posicionou as janelas nas paredes laterais, evitando que os interiores ficassem expostos para a rua. No desenvolvimento do layout uma das maiores dificuldades foi desenhar os cômodos respeitando os recuos impostos pela prefeitura em relação aos vizinhos. A escada, também considerada um desafio, acabou se transformando em um dos pontos altos do projeto, já que ela sai da parede e é fechada por uma caixa de vidro.

Para não disputar a atenção com a arquitetura, a decoração é discreta e pautada por tons neutros. Em tecidos e acabamentos, essas cores claras também são uma forma de ampliar a luminosidade natural. Como a ideia era usar materiais sofisticados, porém de fácil manutenção, Paula investiu em elementos como mosaico português e deck de madeira. A circulação foi privilegiada com o uso de poucos e bons móveis, mantendo espaços vazios aqui e ali.

É uma casa urbana, prática por natureza, mas que poderia estar em qualquer lugar do mundo.

 

QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.

null

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Um Apê Com Cara De Casa

Compartilhar no WhatsAppConcreto, tijolinho e madeira. O mix de materiais de texturas interessantes define a arquitetura dessa casa paulistana projetada por... Leia mais +

2017-10-31T02:20:16-02:0021, maio|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo