Categories: Ambientes

Casa com SPA e ÁREAS DE LAZER para o fim de semana | OH com Bia Hajnal

Fotos: Julia Ribeiro / Divulgação

Localizada nas margens da represa de Guaripari, a apenas meia hora de distância do centro de São Paulo, a casa da arquiteta Bia Hajnal é perfeita para a família descansar durante os finais de semana. Com projeto original da década de 1960, o imóvel foi construído por seu avô, o arquitet0 Fritz Rosenthal, e recentemente passou por uma modernização nas mãos de Bia.

A intenção era preservar a essência do projeto original, que além de muito interessante também carrega um valor sentimental para a família, e, além disso, criar áreas de lazer. Foi assim que a arquiteta incluiu a construção de um spa para lá de especial: com uma piscina de grande profundidade e duas saunas, uma seca e uma à vapor de vidro e com vista para a natureza, o espaço é ideal para relaxar.

Além disso, outras áreas da casa surpreendem, como por exemplo o paredão natural que montou em conjunto com a paisagista Juliana Freitas, ou então o cantinho com balanço e fogueira ao lado das árvores. Por estes e outros motivos, o Open House da semana é pela casa de finais de semana da arquiteta Bia Hajnal!

A arquiteta abriu o imóvel para nos mostrar todos os detalhes e tive uma conversa super interessante sobre o projeto! O vídeo completo já está no meu canal do Youtube e, por aqui, você confere mais fotos do projeto.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Para quem o projeto foi pensado?

Bia Hajnal: Os clientes deste projeto são minha família, meu irmão, cunhada e 4 sobrinhas. O projeto tem um contexto muito especial, pois a casa foi construída pelo meu avô, Arquiteto Fritz Rosenthal na década de 60 e eu passei minha infância aqui também. Foi muito simbólico e especial poder trabalhar nessa modernização, adequando às novas necessidades de uso e às novas tecnologias, mas mantendo a essência e características propostas no projeto original.

C.V.: Como a casa se divide? Quais são os principais cômodos?

Bia Hajnal: O terreno é um declive e a casa se divide em três pavimentos. O primeiro pavimento, no nível da rua, é composto por sala, varanda, cozinha e uma suíte. No pavimento inferior estão outras duas suítes, um lavabo, escritório, churrasqueira e jardim. E o terceiro pavimento, que é o “subsolo” embaixo da laje do jardim, foi criado agora como a área de lazer com spa, vestiário e piscina. O terreno original era um grande declive e teve esta laje do jardim construída em 1977, devido a um deslizamento de terra grande. Na época foi executado um grande projeto de fundação para evitar novos deslizamentos e ao mesmo tempo criar este jardim.

C.V.: Quando você começou a pensar em reformar a casa?

Bia Hajnal: Em 2009 eu fiz uma primeira reforma na casa, onde trocamos as instalações elétricas, hidráulicas, telhado, integramos sala com cozinha e modernizamos os banheiros. Também criei o deck de madeira plástica em volta da casa, ajustando a diferença de nível dos quartos para o jardim e abrindo as janelas para a área externa. Isso ajudou a criar maior integração com o jardim, natureza, e trouxe mais luz e ventilação para os quartos. Até chegar este momento do projeto, onde propus a área do spa com saunas e piscina. A piscina era um grande desejo da família toda há muito tempo, mas não há espaço externo disponível no terreno. Então definimos por fazer uma pequena piscina, interna.

C.V.: Houve alguma dificuldade durante a reforma por conta da localização?

Bia Hajnal: Esta é uma região de São Paulo que tem um microclima próprio, é muito úmida e com muita vegetação. Isso direcionou o projeto de diversas maneiras, seja na escolha dos materiais mais resistentes, as aberturas de luz e ventilação cruzada, seja no projeto paisagístico especializado com a Juliana Freitas.

C.V.: Quais foram os principais desafios enfrentados durante a reforma?

Bia Hajnal: O primeiro desafio, e mais pessoal, foi elaborar este projeto acolhendo todas as novas demandas de espaço, segurança e modernização solicitadas pelo meu irmão, mas mantendo a linguagem arquitetônica proposta pelo meu avô, já falecido. Não queria desconfigurar a casa, ou fazer intervenções que perdessem seu estilo e toda a história que nossa família viveu aqui.

Teve o desafio da própria estrutura da casa que é de alvenaria estrutural (sem pilares) e que restringe bastante as demolições e ampliação de ambientes. Além disso, houve o desafio das intempéries deste microclima específico, que necessita de muitos cuidados: materiais precisam ser altamente resistentes, criei novas aberturas para ventilação cruzada (na escada interna). Armários sem porta, bem ventilados. Madeiras maciças ou compensado naval para suportar a umidade. Na área nova do spa, por exemplo, foi necessário criar uma parede dupla com camada de ar ventilada, para isolar a umidade do terreno do novo espaço, que agora seria fechado com esquadrias.

E um dos maiores desafios da reforma foi ter iniciado ela em março de 2020, semanas antes do início da pandemia no Brasil. Paralisamos os serviços por algumas semanas, mas ao longo dos 10 meses de obra sofremos com a falta de matéria prima, aumento dos preços e dificuldade de mão de obra.

C.V.: Poderia nos contar um pouquinho mais sobre o spa?

Bia Hajnal: O spa foi o grande motivador para toda a reforma. Foi construída uma sauna úmida de 3m² e uma sauna seca de 4m², todas em vidro, que mantém a amplitude visual do espaço e acomoda tecnicamente as duas saunas. Foi um projeto tecnicamente desafiador e bem especifico, entre adequar a temperatura das saunas com esquadrias de vidro (e maior perda de calor), trabalhar a iluminação de forma uniforme dentro e fora da sauna, e construir uma piscina de concreto armado, com fundações e estrutura independentes da estrutura da casa, além da ampliação de área para acomodar o lavabo e a casa de máquinas.

C.V.: Por fim, como você define este projeto?

Bia Hajnal: É um projeto muito especial, pois é da minha família, construída pelo meu avô, e onde cresci e passei minha infância e que foi modernizada para que a próxima geração, minhas sobrinhas, possam usufruir, se divertir com todo o conforto e gerar suas lembranças e momentos especiais como os que eu tive.




Casa de Valentina

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

6 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

3 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago