Nem me pergunte como eu vim parar nesse tema. Estava dormindo com o Bento e acordei com essa ideia na cabeça, dai vim aqui na net preparar o post.

Sempre tive MUITA curiosidade sobre o povo cigano. O fato de navegarem sem destino final sempre me causou uma inquietação estranha. Admito que sempre tive uma dificuldade em entender tamanho desapego, uma certa dificuldade e uma certa ponta invejinha. Mas hoje, me resta só a inveja rsss Sério, acho uma liberdade sem fim flanar pelo mundo sabendo que não há a necessidade de se estabelecer. Ok, daí você vai me falar: e os amigos, e a família, vai viver do que? Não estou falando que é a vida perfeita, só estou dizendo que, ao menos nesses últimos dias, eu sinto uma invejinha desse descompromisso, desse “viver cada dia” e ponto final.

Bom, mas vou deixar de divagação. Quero falar de uma coisa interessante que li sobre os ciganos. Não existe uma história definida ou descoberta desse povo. Aparentemente estudos antropológicos, etnográficos, linguísticos e de DNA levam a crer que vieram da Índia, mas por que saíram de lá não se sabe ao certo. Li que podem ter saido por invasões mongólicas ou dos árabes, conjugadas com algum período de longa seca ou chuva, mas não achei nada conclusivo. Você vê, até nisso eles são desprendidos, não se preocuparam em deixar registrado seu passado.

Enfim, o intuito do post é mesmo mostrar para vocês algumas carroças ciganas. A ideia de ter uma casa em rodas, não fixar-se a nenhum lugar e ter a flexibilidade de exercer seu trabalho em qualquer canto do mundo é um discurso tão, mas tão atual que acho incrível só ter me dado conta agora que milhares de pessoas vivem desta maneira há séculos e eu nem tinha parado para enxergar isso com esse olhar.

Achei algumas imagens de famílias ciganas que me tocaram. Imagina como era a vida dessas crianças, país e avós. A convivência dentro da carroça, como se organizavam…

E aqui algumas plantas de carroças típicas da época.

  

Lembrei também do livro “The New Gypsies” que mostra a vida e a dinâmica de homens, mulheres e crianças que vivem exatamente nessas condições (carroças puxadas por cavalos) e que não necessariamente são descendentes de ciganos, mas que optaram por levar exatamente essa vida.

E por fim, algumas carroças bem típicas. Coloridas, enfeitadas e super características.

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

  • Excelente post. Este povo de origem milenar vem sobrevivendo até os dias de hoje imune a doenças, que civilizações com toda profilaxia moderna não consegue evitar. Eu preferiria ter este cheirinho a sucumbir por uma bacteria simples. Há de se ressaltar o bom gosto de algumas carroças que apesar do pouco espaço parecem muito funcionais e confortáveis. Parabéns

    • @Redheadfea: I mean no disrespect to the people who live this way. And i have never thought that Roma people were smelly or bad! I do admire the way they lived in a small space and fit everything they needed in it. And that is how I would like to do it. I want to own something that I can go visit my family in but can come back to west. Will it look the same? Probably not, but I'm not glamorizing it. I'm in awe of it. With covid going on and all the riots, and the election! the world is getting scary. So I apologize if I did offend you. That was not my intention at all!

  • Imagino que sempre descansavam perto de rios, para aproveitar a água até para banhos. Ou tipo: banho de ervas no balde e caneca, rsrsrs...🤗🤗🤗. Já tomei.....a gente toma um banho com muito mais cuidado..... A andança causava o cheirinho ,desagradável.....Optcha

      • Esse é um grande sonho que tenho...viver sobre rodas, com muitas cores e alegria, igual aos ciganos. Deve ser libertador se mudar , carregando a vida com menos bagagens.

  • para ser do povo livre, nao e so nascer entre eles, tens que ter a alma livre, entao estaras livre para poder ser verdadeiramente livre

    • na verdade as tendas eram usadas em acampamentos chamadas de seara a carroça em si transportava os mantimentos tapetes panelas baús com roupas e um atrelado de pessoas penduradas algumas caminhavam ao lado com seu clã parabéns belíssima matéria

  • Please stop romanticizing the Roma. They have travelled because they have been forced to do so.
    The people you show and half those wagons are made by white people "playing traveler".
    Please do some research on the real Rroma, we are far more complex than smelly wanderers.

    • You might contribute with some more information and/or pictures if you're one of them and know better.

  • Gostaria sim de viver assim, presso a nada, cada dia em um lugar diferente e costumes diferentes !!

  • É interessante observar as diferentes "carroças", fica bem claro o fosso entre as classes sociais, mesmo entre os ciganos. Algumas luxuosas e outras em situação de penúria. Como sempre existem pontos positivos e negativos, não é?!

  • Ola....não por acaso caí aqui....texto, imagens conteúdo, tudo incríveis
    Tenho um viez Cigano.....e inspirado pelas imagem, acredite....vou montar uma " kombi/home.... Inspirado nessas carroças....e seguir a vida
    Pela Vida a fôra....
    Um abraço...

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

4 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

2 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago