Categories: DecoraçãoCasas

AS 10 MENORES E MAIS CHARMOSAS CASAS DO MUNDO



 

Viver bem em moradas pequenas é mais do que possível – já virou tendência. Com o crescimento das grandes metrópoles, cada vez mais caóticas, nos deparamos diariamente com novos anúncios imobiliários que restringem a metragem para a casa dos 30, 40 e 50 m². Acha difícil se sentir acomodado em um espaço tão pequeno assim? Pois esse post vai te fazer mudar de ideia!

 

Morar em um espaço reduzido deixou de ser sinônimo de aperto, ainda mais quando a estrutura é projetada levando em conta a otimização de todos os centímetros disponíveis. Arquitetos do mundo inteiro já aceitaram – e superaram – esse desafio e são exatamente essas mini casas incríveis e superdescoladas que você vai conhecer agora. Prontos para a viagem?

 

#1 ÁPH80 | ESPANHA

Começamos o nosso passeio lá na Espanha. Nada como uma casa transportável, que pode ser colocada onde você quiser! A ideia foi concebida pelo escritório Ábaton, em Madrid, que projetou uma estrutura de 27 m² com baixos custos que acomoda duas pessoas com muito estilo. E a decoração??? A sala de estar com direito a portas de vidro, acabamentos simples e móveis proporcionais deixa a casinha ainda mais charmosa. O que acham?

 

 

#2 MIRRORCUBE | SUÉCIA

Esqueça as casas na árvore tradicionais. Localizada em Harads, na Suécia, a MirrorCube tem um design todo especial que a faz desaparecer em meio a paisagem da floresta. Isso porque ela foi construída com paredes espelhadas resguardadas por uma estrutura de alumínio que permitem refletir as imagens ao redor, criando o seu aspecto camuflado. O interior do cubo espelhado é restrito na metragem, mas conta com tudo o que uma casa possa precisar: quarto, sala, banheiro, cozinha e até uma varandinha! Incrível, né?

 

 

#3 THE SNAKE HOUSE | PORTUGAL

À primeira vista é difícil acreditar que esta estrutura minimalista e angulosa trata-se de uma pequena casa. Localizada em Pedras Salgadas, Portugal, a estrutura completamente integrada à paisagem da região foi projetada pela dupla Luís Rebelo de Andrade and Tiago Rebelo de Andrade. Seu design único foi desenvolvido em parceria com a Modular System Company, e por isso segue o conceito das moradias modulares, que podem ser descoladas e remontadas em novos lugares.  Por dentro, o conforto fica por conta do ambiente integrado com direito a um pequeno estúdio, banheiro e cozinha.
 

 

 

#4 LITTLE HOUSE | CANADÁ

Esta é uma daquelas construções que sobreviveram ao tempo e as mudanças. Considerada a menor casa de Toronto, no Canadá, a Little House foi construída em 1912 pelo inglês Arthur Weeden.  O terreno localizado entre duas casas grandes iria ser transformado em uma estreita passagem para os carros locais. Porém, Weeden percebeu o seu enorme potencial e decidiu adquiri-lo. Ali, ele ergueu a charmosa residência de apenas 27m² onde morou por mais de 20 anos.

 

 

#5 CASA DE BONECA | ESTADOS UNIDOS

Se você achou a casa acima parecida com uma casinha de bonecas, é porque ainda não conhece esta pequena preciosidade. A casinha vitoriana de Sandra Foster fica localizada entre as montanhas de Catskill, em Nova Iorque e costumava ser uma cabana de caça. Hoje ela funciona como um refúgio para a sua proprietária, que conseguiu recriar ali a atmosfera da sua casa dos sonhos de infância, romântica e feminina. Apesar de não ter banheiro ou cozinha, o espaço conta com sala, quarto e varanda, todos decorados no estilo shabby chic, com peças vintage garimpadas por ela. Uma graça!

 

 

#6 CABANA DE JANELAS DE VIDRO | ESTADOS UNIDOS

Em 2012, o fotógrafo Nick Olson e a designer Lilah Horwitz decidiram mudar de vida. Abandonaram o trabalho na cidade e partiram para as montanhas de West Virginia, nos EUA. A ideia era construir uma cabana de vidro por onde a luz pudesse entrar a qualquer hora. E foi exatamente isso que eles fizeram – e com as próprias mãos! O casal decidiu erguer a estrutura com uma parede inteira feita de janelas antigas, muitas delas garimpadas em construções abandonadas.  Depois de muito esforço, farpas e pregos fincados, a casa tomou sua forma única e espetacular.

 

 

#7 REFLECTION OF MINERAL | JAPÃO

Projetada pelo arquiteto Yasuhiro Yamashita, esta micro casa japonesa resume com maestria o conceito de otimização do espaço. Localizada em uma esquina perto do centro de Tóquio, ela foi construída em um formato angular que lembra os tradicionais origamis, com direito a três andares distribuídos em um total de 44 m². Com acabamentos minimalistas e aproveitamento máximo da luz natural, o seu interior conta com todos os cômodos necessários – e supreendentemente espaçosos – para uma vida confortável: sala de estar, jantar cozinha, banheiro, quarto… Sensacional!

 

 

#8 CONTAINER GUESTHOUSE | ESTADOS UNIDOS

Esta casa, localizada em San Antonio, no Texas, foi projetada pelo arquiteto Jim Poteet. Sua cliente havia lido um artigo sobre arquitetura feita de contêiners e logo se interessou pelo assunto. Adquiriu um e passou a tarefa de transformá-la na casa de hóspedes de sua propriedade ao profissional. A ideia era valorizar a essência do material, mantendo até mesmo a sua cor original, mas tornando-o habitável, com o máximo de conforto e soluções sustentáveis. Adoramos!

 

 

#9 EXTENSION VB4 | BÉLGICA

Jeitinho tradicional misturado à tecnologia e estruturas modernas. A Extension vB4, projetada pelo escritório dmvA, segue esse conceito. A casa original, localizada em Brecht, na Bélgica, precisava ser transformada em um refúgio de férias para os seus proprietários, que não se sentiam acolhidos pela estrutura em forma de 'A'. Para resolver o problema, o arquiteto Rini van Beek projetou uma extensão que não causaria impacto na paisagem local, mas que modificaria completamente toda a função das áreas internas da residência. O resultado? Uma casa completinha e linda!

 

 

10# KETER HOUSE | POLÔNIA

A Polônia é lar da casa mais estreita do mundo, a “Keter House”, projetada pelo arquiteto Jakub Szczesny. Ela foi construída em um formato triangular no pequeno corredor entre dois prédios no centro de Varsóvia. Considerada como uma instalação, a estrutura foi pensada para abrigar pessoas de passagem que gostem e até precisem passar um tempo sozinhas. Com esse conceito em mente, Szczesny convidou o escritor israelense Etgar Keret para participar da concepção da residência, que inicialmente ficaria em pé por apenas dois anos. O público gostou tanto que ela acabou se tornando permanente – e um marco da arquitetura moderna.

 

The Cool Hunter | Obvious | Remodelista | The New York Times | Arch Daily | Flickr | Ábaton | Yahoo Homes

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

3 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

1 semana ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

2 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

2 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

3 semanas ago