AS 10 MELHORES DICAS PARA ILUMINAR OS AMBIENTES



 

Iluminação: está aí um assunto que rende pano para manga, não é mesmo? As dúvidas na hora de comprar e colocar em prática um projeto luminotécnico em casa são constantes e vão desde a escolha do material ao tipo de lâmpada que devem ser utilizadas em cada cômodo.  Mas vamos combinar que tamanho cuidado tem um super fundamento, já que o mau uso da luz pode prejudicar não só a funcionalidade, como também o visual completo dos ambientes. Bom, para acabar de vez com os seus questionamentos, aqui vai a nossa lista completa de dicas sobre iluminação:

 

#1 A LÂMPADA CERTA

A tonalidade da luz que a lâmpada emite no ambiente é um ponto importante que deve ser levado em consideração. Nos cômodos de lazer e descanso, como a sala de estar e o quarto, crie uma atmosfera aconchegante optando pela luz quente, de tonalidade amarelada. Já em locais como a cozinha, banheiro e áreas de serviço indica-se a luz fria, que tem uma cor azulada e é mais estimulante.

 

 

#2 LUZ CENTRAL

A principal fonte de luz do cômodo deve iluminar de forma geral, ou seja, ser forte o suficiente para distribuir a luz pelo espaço inteiro de maneira homogenia – geralmente, o ponto fica localizado no centro do cômodo. Quer deixá-lo ainda mais iluminado? Então, opte por paredes e teto claros que irão refletir a luz com mais intensidade.

 

 

#3 MATERIAIS

As luminárias podem ser produzidas com inúmeros tipos de material – polipropileno, fibras naturais, tecido, vidro, ferro… – e nos mais variados formatos. Cada uma delas trará um efeito específico na decoração, por isso, quando for comprar a sua, certifique-se de que gosta da maneira que ela emite a luz, que curte os desenhos e sombras que ela forma no espaço e a intensidade da iluminação.

 

 

#4 LUZ INDIRETA

Abajures, arandelas, luminárias de piso… Todos eles tem a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual. Esse tipo de iluminação é ótimo para criar diferentes cenários em um mesmo espaço, já que cada peça funciona de maneira independente. As mesas laterais, aparadores e criados-mudos são apoios perfeitos para os abajures, que podem ser todos iguais ou de modelos diferentes.

 

 

#5 DESTAQUE

Para dar destaque a algum objeto específico, aos enfeites em uma prateleira ou estante, vale apostar nas seguintes soluções: fitas de Led, que são coladas no interior do móvel e distribui uniformemente a luz; spots embutidos no móvel, que cria uma iluminação mais pontual; abajures direcionados, que podem ser arandelas instaladas na parede, articuladas ou fixas, ou então um abajur com clip que é facilmente preso à prateleira.

 

 

#6 PARA LEITURA

Os melhores modelos de luminária para a leitura são as articuladas, sejam elas de mesa ou de piso. Como a atividade requer atenção, a luz precisa ser direcionada e clara na medida, para não forçar ou cansar a vista do leitor.

 

 

#7 SEM OFUSCAMENTO

Um ambiente com muitos espelhos e peças de superfícies reflexivas pede cuidado redobrado na hora de ser iluminado. Isso porque luzes muito intensas perto desses materiais podem causar o ofuscamento, ou seja, aquela sensação indesejada da luz refletindo diretamente nos seus olhos – efeito a ser evitado a qualquer custo!

 

 

#8 AMBIENTES INTEGRADOS

Para manter a harmonia visual e valorizar ainda mais a sensação de integração nos ambientes abertos, vale investir em um mesmo modelo de luminária para o teto de cada cômodo. Não gosta do look muito certinho? Não tem problema! Faça o mix de luminárias, mas preserve a uniformidade nas cores, materiais ou texturas.

 

 

#9 PROPORCIONAIS

Antes de se apaixonar por uma luminária, preste atenção no seu tamanho! Um cômodo pequeno e com teto rebaixado comporta melhor um lustre pendente mais recatado ou então um modelo embutido. Sua sala é ampla e com pé-direito alto? Então, abuse dos volumes e das texturas.  

 

 

#10 DIVERTIDAS

Não adianta escolher a iluminação pensando somente no lado funcional, hein. Afinal, o processo de decoração é para ser super apreciado. Traga um pouquinho de bom humor  aos espaços optando por abajures e pendentes inusitados e divertidos, que vão deixar a atmosfera da sua casa muito mais leve.

 

 

Curtiu as dicas? Agora é hora de aproveitar!! Confira algumas peças que estão em promoção:

 

Pinterest |

Casa de Valentina

Ao longo dos anos o Casa de Valentina me proporcionou experiências que eu nem imaginava quando fiz o meu primeiro post no blog e continua, sempre, me surpreendendo com novas possibilidades e caminhos.

View Comments

  • Eu fiz na minha casa um teto com gesso porque achei que o acabamento só da tinta tinha ficado meio seco e sem vida, e na reforma os vendedores do gesso me falaram para colocar um cordão luminoso entre o teto e o gesso e achei que ficou maravilhoso! Deu um brilho diferente para a minha sala. Já no quarto do meu filho eu preferi colocar um led colorido para ficar acesso enquanto ele dorme, mas foi meio dificil de achar. Caso mais alguem queria fazer recomendo dar uma olhada na casa show porque achei uns preços bons lá! http://www.casashow.com.br/iluminacao/acessorios-de-iluminacao

  • Muito bom artigo, e muito útil para podermos apreender como fazer das nossas casas templos de luz! Os sistemas de iluminação das moradias mudaram muito e precisamos ajuda para, primeiro, conhecer bem os novos produtos e, depois, utilizá-los bem. Fazê-lo com estilo e aproveitando as novas possibilidade técnicas é uma grande tarefa. Mais os resultados tanto para a qualidade da luz quanto as vantagens económicas e ecológicas é algo muito interessante. A demótica é o futuro.

  • Obrigada pelas dicas sempre tive vontade de deixar minha casa com uma iluminação mais decorativa com arandelas na parede e outras peças, com as dicas segui o que eu queria e ficou lindo. Acabei encontrando nesse site http://www.luzcasa.com.br/ , preços bons, recebi tudo certinho. Sempre é bom encontrar um bom eletrícista pra não dar nenhum problema.

  • A number of the greatest sites make certain that the consumer gets the most fascinating remain on their site!

  • Tenho uma cozinha grande com duas luminárias fluorescentes. Quero trocar tudo por fita de LED, no centro. Não é a fiita escondida, é a aparente. Estou planejando uma fita de fora a fora, no centro do teto, contínua, aproveitando os bocais das luminárias, e retirando-as. No final, ficará apenas a fita. O que vocês sugerem? Quais são as marcas confiáveis?

  • Adorei as dicas, na internet a gente quase vira uma decoradora na hora de reformar a casa... ainda assim acabei indo em uma loja aqui na moóca Luz Oculta que também me ajudou muito, acabaram montando meu projeto, me senti mais segura

    • Ter profissionais nos auxiliando sempre nos garante um resultado positivo e mais econômico.

Recent Posts

Casa contemporânea com sala de cinema | Open House com Georgia Albuquerque

Fotos: Thiago Travesso / Divulgação O escritório Georgia Albuquerque Arq, em parceria com a arquiteta…

4 dias ago

Apartamento cheio de personalidade | Open House com Lara Rassi

Foto: Ana Mello / Divulgação Projeto: Estudio Tupi Ao se casar Lara Rassi adquiriu junto…

2 semanas ago

Parede decorada | OMA

Se você está procurando maneiras de transformar suas paredes tenho quatro dicas aqui para. A…

2 semanas ago

Cores e brasilidade | Open House com Bruno Moraes

Foto: Guilherme Pucci / Divulgação A inspiração para o projeto do apartamento de 109m², no…

3 semanas ago

Personalidade e muita história | Open House com Verena Matzen

Fotos: Verena Matzen/ Divulgação A pintora Verena Matzen se mudou para o novo apartamento de…

4 semanas ago